Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26250
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Radamés das Neves | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-06T13:08:57Z | - |
dc.date.available | 2022-04-06T13:08:57Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26250 | - |
dc.description | SILVA, Radamés das Neves. Meios de comunicação e formação do ser: A influência da mídia nos processos de educação. 2015. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação)- Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A formação do Ser humano em sociedade e sua educação se dão cada vez mais com a ajuda da mídia como meio difusor de informações, geralmente ampliando a oferta de informações como também a influência sobre os aspectos culturais, do cotidiano ao educacional e que geralmente se convergem entre si, geralmente, de acordo com os interesses dos grupos sociais envolvidos. Nesse cenário surgem questões como: 1) Como a influência da comunicação interioriza no ser os elementos necessários para a permanência do “status quo” social vigente? E 2) Como é a influência da mídia nos processos educacionais e quais seus interesses? Com o objetivo de compreender as formas de controle social inseridas na sociedade e no setor educacional por parte de seus agentes históricos, com o auxílio da comunicação e da mídia moderna. Para isso, o trabalho se apoiou nos interpretadores de Heidegger (1979) na questão da formação do Ser, Vasconcelos (1996) e Sousa (2006) com referência ao poder da comunicação e com Saviani (2013), Marcondes (1997), Werthein (2000) e Santos (2009) sobre a(s) possibilidade(s) e dificuldade(s) de mudanças estruturais da educação na sociedade da informação. Esta pesquisa é bibliográfica e analisou mudanças de paradigmas nas sociedades moderna e contemporâneas ocidentais e suas relações de poder, fazendo uso dos meios de comunicação e dos efeitos da mídia na educação. Conclui-se que a mídia, e seu aparato tecnológico em cada tempo, junto aos processos educacionais, representou importante e inteligentemente meio para a formação do imaginário coletivo, influenciando o comportamento humano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Luciano Nascimento Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ser humano | pt_BR |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Poder | pt_BR |
dc.subject | Controle social | pt_BR |
dc.title | Meios de comunicação e formação do ser: a influência da mídia nos processos de educação | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Radamés das Neves Silva.pdf | PDF - Radamés das Neves Silva | 738.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de depósito | 342.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.