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dc.contributor.authorSantos, Maria Izabel de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-04-06T14:08:35Z-
dc.date.available2022-04-06T14:08:35Z-
dc.date.issued2022-03-23-
dc.identifier.otherCDD 801.959-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26258-
dc.descriptionSANTOS, M. I. de O. Era uma vez a literatura na escola: uma prática mediada pela releitura A Bela Adormecida do Samba no ensino fundamental II. 2022. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAo observarmos a origem e a evolução da Literatura Infantil e Juvenil, percebemos que essa literatura está ligada a determinados interesses educativos, os quais se modificam consoante à época e ao contexto de produção. Atualmente, a relação entre a literatura e a educação formal, ou seja, a escola, ainda enfrenta dificuldades para sua efetivação em sala de aula, tornando-se importante que o professor busque novos caminhos, que enxerguem o potencial da literatura e a sua importância para a formação humana dos alunos. Partindo desse pressuposto, o presente estudo objetiva descrever as ações que ocorreram durante o trabalho com o texto literário A Bela Adormecida do Samba, em turmas do 6° e 7° anos do Ensino Fundamental II, na E.E.E.F. Antenor Navarro, em aulas remotas de Língua Portuguesa, no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Com efeito, nossa pesquisa traz uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, de viés bibliográfico, tendo em vista que recorremos às teorias da área literária para discutir e planejar ações, as quais foram materializadas em uma intervenção pedagógica. Para tanto, tendo como ponto de partida a sequência básica de Rildo Cosson, utilizamos como alicerce os princípios do letramento literário e elegemos as releituras brasileiras dos contos de fadas como aliadas na promoção dessa experiência. Em virtude disso, firmamos nosso trabalho em Coelho (1985, 2000), Cadermatori (2006), Dalvi (2013), Cosson (2020, 2021), Aguiar (2012), BNCC (Brasil, 2018), entre outros. A partir dos resultados alcançados nessa experiência, notamos que é possível introduzir a leitura literária em sala de aula, de modo a valorizar o viés humanizador da literatura. Diante disso, os alunos, por intermédio da leitura, realizaram atividades e trocaram ideias, o que contribuiu para os discentes refletirem sobre o texto e dialogarem sobre si mesmos e sobre os outros. Assim, essas vivências demonstram sua significância não só no contexto escolar, como também, fora dele, posto que resultam em experiências importantes para a vida.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Rosângela Neres Araújo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenil e ensinopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectReleituras dos contos de fadaspt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.titleEra uma vez a literatura na escola: uma prática mediada pela releitura A Bela Adormecida do Samba no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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