Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Edson de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-04-06T14:22:32Z-
dc.date.available2022-04-06T14:22:32Z-
dc.date.issued2022-03-21-
dc.identifier.otherCDD 530.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26261-
dc.descriptionSILVA, Edson de Oliveira. As aplicações de animações e GIF no ensino da Física. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractUm dos principais desafios para os professores de física é explicar aos alunos uma disciplina que envolve conceitos tão abstratos. Basicamente tentar buscar formas que possibilitem ao aluno interligar o que ele aprende na teoria com fenômenos físicos que ocorrem perto dele ou em algum lugar do Universo. Muitas são as tentativas dos docentes para deixar as aulas de física menos abstratas, ou seja, tentar fazer o aluno enxergar determinado fenômeno que esteja relacionado com o assunto estudado, onde uma dessas inciativas são as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), que envolve aplicações no ensino de física voltado para o universo tecnológico, como a utilização de jogos educativos, projetos de robótica, projetos com Arduino, simulações, animações gráficas, entre outras. Dentre as possibilidades que envolvem as simulações ou animações gráficas, estão o uso de GIF pelos docentes, estes materiais gráficos têm certo grau de importância para o docente de física, pois se colocam como uma opção simples e barata de fazer o aluno observar os fenômenos que são estudados em sala de aula, exercendo assim, um papel de facilitador do aprendizado. O presente trabalho traz consigo opções de aperfeiçoar o uso de GIF pelos professores de física, detalhando a sua importância no contexto de ensino e aprendizagem da disciplina em questão, enfatizando também sobre as possíveis formas de criação ou edição desses recursos, através de softwares gratuitos e por fim, levando em consideração esses argumentos, foi realizada uma análise bibliográfica com intuito de destacar diferentes formas da utilização desses recursos gráficos, destacando pesquisas que possuem metodologias bem sucedidas para a aplicação de animações no ensino de física.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Dra. Ruth Brito de Figueiredo Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAnimaçõespt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectGIFpt_BR
dc.titleAs aplicações de animações e GIF no ensino da Físicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edson de Oliveira SilvaPDF - Edson de Oliveira Silva1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósitoPDF - Termo de depósito80.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.