Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2627
Título: Contabilidade digital: a era do “Guarda-livros” passou
Autor(es): Fernandes, Túlio Felippe Diniz
Palavras-chave: SPED
Escrituração Digital
Certificado Digital
Contabilidade tributária
Data do documento: 5-Dez-2013
Resumo: Através do Decreto Lei Federal nº 6.022/2007 foi criado o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), com finalidade de unificar a recepção, normatização, controle, fiscalização e armazenamento de documentos e livros fiscais e contábeis, por meio eletrônico em um formato digital específico, descrito na legislação. O SPED abrange vários projetos, entre eles a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a Escrituração Fiscal Digital (EFD) e a Escrituração Contábil Digital (ECD), esses cada vez mais presentes na rotina do profissional contábil que necessita adaptar-se aos novos moldes, implantados pelo SPED. Porém, com esse avanço tecnológico e conseqüentemente o aumento de obrigações acessórias revestidas de termos e conhecimento técnico de informática, muitos profissionais “Guarda-livros” estão desistindo ou fugindo, dessas mudanças. Este artigo tem o objetivo de esclarecer e mostrar as mudanças na contabilidade, com ênfase no SPED e seus sub-projetos, tendo em vista apontar as dificuldades encontradas pelos profissionais contábeis. Por se tratar de um assunto novo, tem fundamentação teórica baseada em pesquisa bibliográfica.
Descrição: FERNANDES, T. F. D. Contabilidade digital: a era do “Guarda-livros” passou. 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2627
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Túlio Felippe Diniz Fernandes.pdfTúlio Felippe Diniz Fernandes921.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.