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dc.contributor.authorSilva, Albanisa Pereira da-
dc.date.accessioned2022-04-06T23:34:24Z-
dc.date.available2022-04-06T23:34:24Z-
dc.date.issued2021-08-26-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26275-
dc.descriptionSILVA, A. P. O processo de formação de leitores na educação infantil: ressignificando práticas de leituras através da literatura infantil. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal analisar práticas de leitura/literatura para a formação do leitor na Educação Infantil, de forma específica demonstrar a importância de utilizar a Literatura Infantil durante as contações de histórias de forma lúdica, a fim de contribuir no despertar pelo gosto à leitura na infância; discutir o quanto essas narrativas contribuem para o desenvolvimento nos diversos aspectos no período da infância. Visto que, as práticas de leituras, utilizando as narrativas literárias no ambiente escolar são realizadas de forma mecânica, ou seja, resumindo apenas a oralização da história literária por parte do docente e as crianças sendo meros ouvintes, sem haver a participação das mesmas. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma metodologia qualitativa, numa perspectiva da pesquisa-ação e teve como sujeitos professora, funcionária de serviços gerais, uma estagiária e crianças de duas turmas da Educação Infantil, a partir de uma experiência prática docente em que se efetivou através do projeto didático: “Despertando o gosto pela leitura através da literatura infantil”, realizado em uma creche da rede pública, na cidade de Campina Grande – PB. Para a coleta de dados utilizou-se observações e conversas informais, além de anotações e registros fotográficos. Buscamos respaldo em documentos oficiais que norteiam a modalidade da Educação Infantil, tais como: Base Nacional Curricular Comum – BNCC (BRASIL, 2017), das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI (BRASIL, 2010); e tomamos também como referência, alguns estudos da literatura corrente, mais especificamente os desenvolvidos por: Abramovich (1989), Bakhtin (1992), Cagneti (1996), Cosson (2006), Debus (2006), Freire (1996), Vigotski (2014), entre outros. Como resultado da pesquisa pode-se inferir que o professor precisa realizar práticas de leituras, por meio da literatura de forma planejada e lúdica, a fim de despertar maior interesse nas crianças pela leitura através de sua participação, seja por meio da dramatização, de brincadeiras, rodas de conversas. Dessa forma, a partir dessa pesquisa pode-se demonstrar que as contações de histórias quando realizadas de maneira lúdica e com a participação das crianças contribuem de maneira significativa para despertar o gosto pela leitura na infância.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Nelsânia Batista da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação de leitorpt_BR
dc.subjectLiteratura iifantilpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleO processo de formação de leitores na educação infantil: ressignificando práticas de leituras através da literatura infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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