Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2628
Título: Internet e democratização da informação e comunicação: uma análise descritiva de iniciativas das entidades coletivas na Paraíba
Autor(es): Canuto, Kleyton Jorge
Palavras-chave: Globalização
Internet
Democratização da comunicação
Informação
Data do documento: 5-Dez-2013
Resumo: A democratização da comunicação e informação é considera uma das grandes lutas deste nosso século vigente. Com o advento da Internet, as possibilidades de se estabelecer uma comunicação democrática ampliam de uma forma nunca antes alcançada. Entretanto, é possível entender que o uma comunicação democrática só pode ser alcançada a partir do momento em que se considere a comunicação e informação como direitos necessários para manutenção da ordem e bem-estar e cumprimento do estado democrático de direito nesta Sociedade da Informação. Este trabalho procura entender quais são os fundamentos da comunicação e da informação que norteiem o entendimento sobre o Direito à comunicação e uma Comunicação Democrática. Este trabalho constitui-se numa pesquisa exploratória, com base em bibliografia e documentos eletrônicos de entidades que representam tanto a sociedade civil comum, quanto organizações independentes ligadas às questões da comunicação e informação. No primeiro capítulo, discutiremos sobre os conceitos de comunicação e informação e sua ligação com a comunicação democrática, passando por um breve contexto histórico. No segundo capítulo, abordaremos a Internet – rede mundial de computadores – em seu contexto histórico e nas possibilidades e aplicações como plataforma de democratizar as comunicações. No terceiro capítulo, faremos uma explanação do efeito da Internet na democratização da informação e comunicação no estado da Paraíba, através de uma análise qualitativa de três sites de entidades coletivas ligadas à sociedade civil organizada. Esperamos que com este estudo preliminar sejam feitas discussões com uma maior amplitude e aprofundamento sobre a democratização da comunicação no estado da Paraíba, visando propor melhorias à população do nosso estado.
Descrição: CANUTO, K. J. Internet e democratização da informação e comunicação: uma análise descritiva de iniciativas das entidades coletivas na Paraíba. 2010. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2628
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kleyton Jorge Canuto.pdfKleyton Jorge Canuto948.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.