Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26285
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Melquisedek de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T13:53:40Z | - |
dc.date.available | 2022-04-07T13:53:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 907 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26285 | - |
dc.description | ANDRADE, M. de O. Análise comparada das turmas do fundão no ensino de geografia: um estudo de caso do Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho na cidade de Guarabira/PB. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia, a priori, vem trazer uma discussão sobre o entendimento das categorias de análise território, territorialidade e microterritorialidade manifestadas dentro da escola, na qual através de um estudo de caso do Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho, localizado na cidade de Guarabira/PB por meio dos diversos grupos das salas de aulas frente à geografia escolar, com enfoque nos/nas estudantes do fundão pôde-se realizar uma análise comparada de duas turmas de 6° anos A e B do turno manhã no ano de 2019. Tal proposta surgiu a partir das componentes curriculares “Estágio Supervisionado em Geografia I e II” do curso de Licenciatura Plena em Geografia pela UEPB onde era notada uma diversidade expressiva de agrupamentos sociais nos espaços escolares. Com isso, foi guiado o trabalho pela Geografia Humanística, pois ajudou a compreender como se organizam e interagiam esses/as educandos/as entre eles/as mesmos/as e com a educadora. Para tanto, se fez uso do método hermenêutico-fenomenológico porque permitiu analisar as relações subjetivas e intersubjetivas entre os seus membros. Como metodologia utilizou-se de entrevistas semiestruturadas, referencial teórico e a própria observação incorporada para tal finalidade, cujo o objetivo principal foi comparar as turmas do fundão (TF) dos 6° anos A e B em como se manifestavam frente às aulas de geografia da escola supracitada. Os resultados se debruçaram em sua maioria na ideia estigmatizada de que eram bagunceiros/as a TF e que possuíam certas diferenças tal grupo mediante alternativas de aulas dinâmicas ou não vista pela professora regente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luiz Arthur Pereira Saraiva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estudantes do fundão | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado em geografia | pt_BR |
dc.subject | Geografia humanística | pt_BR |
dc.title | Análise comparada das turmas do fundão no ensino de geografia: um estudo de caso do Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho na cidade de Guarabira/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Melquisedek de Oliveira Andrade | PDF - Melquisedek de Oliveira Andrade | 553.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 786.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.