Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26285
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Melquisedek de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-04-07T13:53:40Z-
dc.date.available2022-04-07T13:53:40Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.otherCDD 907-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26285-
dc.descriptionANDRADE, M. de O. Análise comparada das turmas do fundão no ensino de geografia: um estudo de caso do Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho na cidade de Guarabira/PB. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia, a priori, vem trazer uma discussão sobre o entendimento das categorias de análise território, territorialidade e microterritorialidade manifestadas dentro da escola, na qual através de um estudo de caso do Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho, localizado na cidade de Guarabira/PB por meio dos diversos grupos das salas de aulas frente à geografia escolar, com enfoque nos/nas estudantes do fundão pôde-se realizar uma análise comparada de duas turmas de 6° anos A e B do turno manhã no ano de 2019. Tal proposta surgiu a partir das componentes curriculares “Estágio Supervisionado em Geografia I e II” do curso de Licenciatura Plena em Geografia pela UEPB onde era notada uma diversidade expressiva de agrupamentos sociais nos espaços escolares. Com isso, foi guiado o trabalho pela Geografia Humanística, pois ajudou a compreender como se organizam e interagiam esses/as educandos/as entre eles/as mesmos/as e com a educadora. Para tanto, se fez uso do método hermenêutico-fenomenológico porque permitiu analisar as relações subjetivas e intersubjetivas entre os seus membros. Como metodologia utilizou-se de entrevistas semiestruturadas, referencial teórico e a própria observação incorporada para tal finalidade, cujo o objetivo principal foi comparar as turmas do fundão (TF) dos 6° anos A e B em como se manifestavam frente às aulas de geografia da escola supracitada. Os resultados se debruçaram em sua maioria na ideia estigmatizada de que eram bagunceiros/as a TF e que possuíam certas diferenças tal grupo mediante alternativas de aulas dinâmicas ou não vista pela professora regente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luiz Arthur Pereira Saraivapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstudantes do fundãopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado em geografiapt_BR
dc.subjectGeografia humanísticapt_BR
dc.titleAnálise comparada das turmas do fundão no ensino de geografia: um estudo de caso do Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho na cidade de Guarabira/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Melquisedek de Oliveira AndradePDF - Melquisedek de Oliveira Andrade553.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito786.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.