Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2629
Título: O que rima com a palavra "negro"? Uma análise do discurso sobre o racismo no Cordel “A Revolta dos Pretos” de Manoel Monteiro e a aplicação na educação
Autor(es): Melo, Rafael de Araújo
Palavras-chave: Literatura de Cordel
Preconceito
Raça
Imagem
Ensino
Data do documento: 5-Dez-2013
Resumo: O trabalho discute a imagem apresentada da raça negra através da Literatura Popular de Cordel, tendo como recorte os versos do poeta pernambucano Manoel Monteiro. É uma análise não somente da apresentação da raça, mas também da interpretação acerca da problemática que envolve as questões de preconceito com os negros, já que a proposta ideológica do poeta é a de quebrar os paradigmas os preconceitos para com os afro-brasileiros. Utiliza como meio metodológico a análise de discurso para identificar os elementos que retratam o assunto analisado, de forma imparcial, relacionando os aspectos culturais e históricos que interpõem o discurso. Por fim, tem a intenção de demonstrar as novas facetas do cordel e sua função educacional.
Descrição: MELO, R. de A. O que rima com a palavra "negro"? Uma análise do discurso sobre o racismo no Cordel “A Revolta dos Pretos” de Manoel Monteiro e a aplicação na educação. 2012. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2629
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael de Araújo Melo.pdfRafael de Araújo Melo2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.