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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26315
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Rafaela Socorro da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-08T00:09:07Z | - |
dc.date.available | 2022-04-08T00:09:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26315 | - |
dc.description | SILVA. R. do S. da. Formação docente e as práticas educativas: inclusão ou integração do aluno surdo na rede regular de ensino?. 2022. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de Conclusão de Curso objetivou compreender as implicações entre a formação docente e a prática educativa dos professores durante a inclusão de alunos surdos, dentro da sala de aula do ensino regular. Nesse sentido, a pesquisa se preocupou em saber quais as implicações entre a formação docente e a prática educativa na rede regular de ensino para atendimento de estudantes surdos? E, como se desenvolve a comunicação e, consequentemente, a interação dos docentes com alunos surdos em sala de aula, tendo em vista suas práticas educativas em um espaço que não se utiliza a Libras? Para tanto, a fundamentação teórica nos respaldamos em: Mantoan (2003), Silva e Sena (2015), Valentim e Santos (2017), Barros e Lopes e Garla (2018), Gonçalves e Festa (2019) e Ferreira, Almeida e Nascimento (2019), entre outros autores. A metodologia empregada foi de caráter qualitativo, exploratória e descritiva, na qual realizamos uma pesquisa de campo. O lócus foi uma Escola do Campo do município de Tacima - PB e teve como sujeitos: um estudante surdo e professoras da unidade de ensino que tiveram experiência com este aluno. O instrumento para a coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada, continha 12 questões e tratavam sobre as posturas que os profissionais têm acerca do aluno surdo, suas práticas educativas em sala de aula, as implicações com a formação e as dificuldades encontradas para a sua realização prática e os apontamentos para efetivação de uma educação básica inclusiva na perspectiva das docentes. Os resultados da pesquisa nos revelaram as fragilidades a respeito da formação docente, falta de recursos e que isso reflete visivelmente na inclusão de alunos surdos, se tornando um impasse em sua educação. Além disso, outro aspecto a ser considerado são as reformulações na prática pedagógica, a efetivação de parceria com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e a contratação de profissionais capacitados compatíveis com a responsabilidade exercida. Assim, é essencial uma formação de professores consistente e contínua, aliada a um trabalho coletivo entre os pares na escola e o compromisso de um atendimento de qualidade para o alunado surdo. Ressalta-se que esse contexto solicita medidas como apoio institucional e implementação de políticas públicas de investimento em educação continuada em Libras, para os docentes que atuam na Educação Básica, especificamente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Elizangela Dias Santiago Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Alunos surdos | pt_BR |
dc.subject | Prática educativa | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Formação docente e as práticas educativas: inclusão ou integração do aluno surdo na rede regular de ensino? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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