Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2632
Título: O fio da espada: ficção no fotojornalismo
Autor(es): Peres, Julio Cezar Pereira
Palavras-chave: Fotojornalismo
Ficção
Linguagem fotográfica
Gêneros fotojornalísticos
Ficção documental
Fotografia
Data do documento: 5-Dez-2013
Resumo: Os mais significativos prêmios de jornalismo trazem a fotografia como categoria concorrente. A principal característica das fotografias premiadas é a de sintetizar imageticamente o que acontece em um determinado momento, baseadas nos valores-notícia tradicionais do fotojornalismo. Neste trabalho, objetiva-se analisar, a partir da fotografia Touché, de autoria do fotógrafo carioca Wilton de Sousa Junior – publicada na página A-7 do jornal O Estado de S. Paulo de 21 de agosto de 2011 –, o uso da ficção no fotojornalismo – entendida aqui como registro construído a partir de algo que não aconteceu nos limites do factual – e a relação de gênero fotojornalístico que esta estabelece quando em contato com o material escrito que a acompanha. Para tanto, utiliza-se os aportes teóricos de Kossoy (2009), Barthes (2009), Guran (1999), Sousa (2004), dentre outros. A primeira parte do trabalho faz um levantamento acerca das características que influenciam nos gêneros fotojornalísticos e, em seguida, aplica-se tais conceitos no objeto de estudo para identificar o gênero que a fotografia adquire em contato com o material escrito – o texto que a acompanha.
Descrição: PERES, J. C. P. O fio da espada: ficção no fotojornalismo. 2013. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Tipo: Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2632
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Julio Cezar Pereira Peres.pdfJulio Cezar Pereira Peres988.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.