Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26327
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Feitoza, Marilia Keliane Cordeiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-08T11:27:04Z | - |
dc.date.available | 2022-04-08T11:27:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26327 | - |
dc.description | FEITOZA, M. K. C. Metodologias e práticas pedagógicas: ressignificando o processo de ensino-aprendizagem. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo em torno da influência que as metodologias e práticas pedagógicas exercem no processo de ensino-aprendizagem. Refeletindo sobre essas influências a partir de aparatos teóricos e da experiência no projeto de extensão Juventude em cena: educação, cultura e sociabilidades, desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o projeto ocorreu em duas unidades escolares do munícipio de Monteiro-PB, a primeira unidade foi a escola Bento Tenório (zona-rural) e a segunda unidade foi a escola Miguel Santa-Cruz (zona-urbana), onde foram observadas realidades totalmente diferentes, bem como o trabalho com metodologias e práticas pedagógicas distintas . Ao longo do projeto extensionista foram desenvolvidas atividades que tinham como principal objetivo colocar os alunos em “cena” e criar espaços de expressão da condição juvenil nas escolas a partir de suas manifestações culturais, políticas, religiosas, sociais, artísticas e culturais. Ao decorrer dessas atividades se trabalhou com documentários, poesias, gincanas, rodas de conversa, debates, entre outras atividades. O trabalho corresponde a uma pesquisa documental, de método qualitativo. Que busca responder a problemática: como práticas pedagógicas e metodologias de ensino podem interferir no processo de ensino-aprendizagem? De que modo elas interferem na aquisição da aprendizagem? Considerando as intensas transformações que ocorrem na nossa sociedade relacionando-as com o cenário educacional atual, como as metodologias ativas e as práticas dialógicas podem influenciar positivamente o desenvolvimento da educação no contexto de sala de aula? A partir das informações obtidas, ficou evidente que as metodologias e práticas pedagógicas interferem de forma direta no processo de ensino-aprendizagem, de modo que as demandas educacionais atuais apontam para a necessidade do desenvolvimento de competências que vão além do ler e escrever, é necessário a adoção de metodologias e práticas pedagógicas problematizadoras, que levem os alunos a desenvolver criticidade e que atendam as demandas da presente sociedade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profº. Drº. Diêgo Breno Leal Vilela | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Método de ensino | pt_BR |
dc.title | Metodologias e práticas pedagógicas: ressignificando o processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Marilia Keliane Cordeiro Feitoza.pdf | PDF - Marilia Keliane Cordeiro Feitoza | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 71.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.