Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeitoza, Marilia Keliane Cordeiro-
dc.date.accessioned2022-04-08T11:27:04Z-
dc.date.available2022-04-08T11:27:04Z-
dc.date.issued2022-04-06-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26327-
dc.descriptionFEITOZA, M. K. C. Metodologias e práticas pedagógicas: ressignificando o processo de ensino-aprendizagem. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo em torno da influência que as metodologias e práticas pedagógicas exercem no processo de ensino-aprendizagem. Refeletindo sobre essas influências a partir de aparatos teóricos e da experiência no projeto de extensão Juventude em cena: educação, cultura e sociabilidades, desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o projeto ocorreu em duas unidades escolares do munícipio de Monteiro-PB, a primeira unidade foi a escola Bento Tenório (zona-rural) e a segunda unidade foi a escola Miguel Santa-Cruz (zona-urbana), onde foram observadas realidades totalmente diferentes, bem como o trabalho com metodologias e práticas pedagógicas distintas . Ao longo do projeto extensionista foram desenvolvidas atividades que tinham como principal objetivo colocar os alunos em “cena” e criar espaços de expressão da condição juvenil nas escolas a partir de suas manifestações culturais, políticas, religiosas, sociais, artísticas e culturais. Ao decorrer dessas atividades se trabalhou com documentários, poesias, gincanas, rodas de conversa, debates, entre outras atividades. O trabalho corresponde a uma pesquisa documental, de método qualitativo. Que busca responder a problemática: como práticas pedagógicas e metodologias de ensino podem interferir no processo de ensino-aprendizagem? De que modo elas interferem na aquisição da aprendizagem? Considerando as intensas transformações que ocorrem na nossa sociedade relacionando-as com o cenário educacional atual, como as metodologias ativas e as práticas dialógicas podem influenciar positivamente o desenvolvimento da educação no contexto de sala de aula? A partir das informações obtidas, ficou evidente que as metodologias e práticas pedagógicas interferem de forma direta no processo de ensino-aprendizagem, de modo que as demandas educacionais atuais apontam para a necessidade do desenvolvimento de competências que vão além do ler e escrever, é necessário a adoção de metodologias e práticas pedagógicas problematizadoras, que levem os alunos a desenvolver criticidade e que atendam as demandas da presente sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profº. Drº. Diêgo Breno Leal Vilelapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMétodo de ensinopt_BR
dc.titleMetodologias e práticas pedagógicas: ressignificando o processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marilia Keliane Cordeiro Feitoza.pdfPDF - Marilia Keliane Cordeiro Feitoza1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito71.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.