Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2633
Título: Fusões e aquisições: o caso das Alpargatas e Dupé
Autor(es): Tavares, Thiago da Silva
Palavras-chave: Estratégias Corporativas
Indústria de Calçados
Alpargatas e Dupé
Data do documento: 5-Dez-2013
Resumo: Devido à globalização e influência do imperativo tecnológico sobre as empresas, o mercado torna-se cada vez mais competitivo, pressionando as empresas à criarem estratégias para crescer e sobreviver no ambiente de hipercompetitividade. Diante disto, o número de empresas que adotam estratégias corporativas de fusões e aquisições tornam-se cada vez maior em todos os países. O presente estudo tem como propósito analisar a aquisição ocorrida entre duas empresas que atuam no setor calçadista, Alpargatas (dona da marca Havaianas) e Dupé, sendo esta última uma marca da Companhia Brasileira de Sandálias (CBS) pertencente ao grupo Tavares de Melo. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia do trabalho foi realizada em três fases: fase exploratória, fase de coleta de dados e por último a análise e interpretação dos dados. Quantos aos resultados alcançados observou-se: a negociação levou cerca de três meses para se concretizar, mas proporcionou vantagens para ambas as partes por se tratar de uma aquisição entre empresas do mesmo ramo onde cada uma conhecia o mercado de atuação da outra. Um das principais causas que acarretou a aquisição entre as empresas foi obter ganhos em escala, aumentando seu poder de atuação no mercado e a ampliando o potencial tecnológico da empresa. No entanto, a Alpargatas só obteve sucesso na aquisição porque conhecia as vantagens, as consequências da integração e a situação econômicofinanceira da empresa adquirida.
Descrição: TAVARES, T. da S. Fusões e aquisições: o caso das Alpargatas e Dupé. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2633
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago da Silva Tavares.pdfThiago da Silva Tavares347.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.