Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2636
Título: Um estudo sobre o custeio por absorção: o caso da microempresa fabricante de argamassa e reboco pronto, Net Cola Indústria e Comércio, situada no município de Juazeirinho, no estado da Paraíba
Autor(es): Queiroz, Amanda Batista de
Palavras-chave: Alocação de custos
Sistema de custeio
Custeio por absorção
Data do documento: 5-Dez-2013
Resumo: Vários são os problemas enfrentados pelas empresas, no que diz respeito à alocação dos custos. Em virtude de se constatar problemas e possíveis dificuldades em alocar e contabilizar os custos aos produtos, esse artigo tem como objetivo mostrar um estudo sobre a implantação do método de custeio por absorção em uma microempresa fabricante de argamassa e reboco pronto, objetivando uma melhor distribuição dos custos aos produtos e contribuindo com a gestão da empresa. A metodologia utilizada tem como tipologia quanto aos objetivos à pesquisa foi descritiva, quanto à abordagem do problema foi qualitativa e quantitativa, quanto aos procedimentos foi bibliográfica, foi feito um estudo de caso na empresa Net Cola Indústria e Comércio situada no Município de Juazeirinho no Estado da Paraíba, onde foi demonstrado através deste trabalho, a implantação de um dos métodos de custeio, o absorção. Calculou-se todos os custos diretos e indiretos referente aos produtos, encontrou-se o custo total dos produtos. Com isto pôde-se demonstrar que é prática a utilização do custeio por absorção para a contabilização dos custos de produção em uma microempresa que não possuía mensuração de custos, baseando-se apenas em valores percebidos pelo desembolso. Espera-se que este trabalho contribua no sentido de incentivar as pequenas fábricas a contabilizar seus custos através de uma ferramenta contábil, os métodos de custeio e que assim possam desfrutar dos benefícios que tal ferramenta pode trazer a administração das empresas, baseando-se em custos calculados e não mais em valores desembolsados.
Descrição: QUEIROZ, A. B. de. Um estudo sobre o custeio por absorção: o caso da microempresa fabricante de argamassa e reboco pronto, Net Cola Indústria e Comércio, situada no município de Juazeirinho, no estado da Paraíba. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2636
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Batista de Queiroz.pdfAmanda Batista de Queiroz590.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.