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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26366
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Nalberty Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-08T19:50:07Z | - |
dc.date.available | 2022-04-08T19:50:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 294.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26366 | - |
dc.description | SANTOS, N. M. Filosofia buddhista: uma análise dos principais ensinamentos do Buddha a partir do Mūlapariyāyavagga e na luz do Cânone Pāḷi. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho, analisar-se-á o primeiro texto do Majjhíma Níkāya, denominado Mūlapariyāyavagga, e ter-se-á como hipótese mostrar que esse contém os principais ensinamentos da Filosofia Buddhista, a saber: o problema da individuação e o princípio de codependência, o Dhamma e o caminho para a libertação. Conseguinte, para provar tal hipótese, cotejar-se-á o texto supracitado com outros textos do Cânone Pāḷi, quer dizer, far-se-á uma análise comparativa entre aquele e alguns textos e excertos do Sutta Piṭaka (este no qual aquele está inserido), do Vinaya Piṭaka e do Abhidhamma Piṭaka, como também com textos dos bhikkhus e bhikkhunīs contemporâneos. Essa análise comparativa, dar-se-á a partir da compreensão e exegese de vários conceitos e problemas que aparecem no Mūlapariyāyavagga e de como esses são apresentados no cânone supracitado. Nesse sentido, estudar-se-á o problema da individuação e o princípio de codependência, isto é, as coisas responsáveis pelo surgimento da percepção acerca da existência ou experiência de um “eu” e de um “mundo”. Posteriormente, volver-se-á ao Dhamma (ensino), tendo como objetivo compreender que as apercepções sobre um “eu” ou sobre o “mundo” são problemáticas, para isso volver-se-á aos ensinamentos sobre o Kamma e as Quatro Nobres Verdades, ou seja, concentrar-se-á no ensinamento e prática para além do “eu”, no ensino para o Nibbana, e dessa forma, do caminho para a superação do sofrimento, o caminho para a libertação. Por fim, ter-se-á como possível resultado, a “revelação” ensinada pela Filosofia Buddhista da maneira para superar os resultados causais da individuação e da especulação, da compreensão e superação dessas a partir do Nibbana. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Gilmara Coutinho Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Filosofia budista | pt_BR |
dc.subject | Ensinamento budista | pt_BR |
dc.subject | Análise comparativa | pt_BR |
dc.title | Filosofia buddhista: uma análise dos principais ensinamentos do Buddha a partir do Mūlapariyāyavagga e na luz do Cânone Pāḷi | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
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