Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2637
Título: Abordagem do tema “capital intelectual” no Congresso Brasileiro de Custos: um estudo bibliométrico período 2007 a 2011
Autor(es): Rodrigues, Gracita Barbosa
Palavras-chave: Capital intelectual
Estudo bibliométrico
Congresso Brasileiro de Custos
Data do documento: 5-Dez-2013
Resumo: Atualmente, com a globalização, observa-se o acentuado crescimento na importância atribuída aos recursos intangíveis nas organizações, necessitando obter maiores fontes de criatividade e inovação que resultem em vantagens competitivas. As pesquisas em capital intelectual apresentam sua relevância ao divulgarem os efeitos favoráveis que sua atuação dissemina nas organizações. Assim, considerando a ênfase atribuída ao capital intelectual na atual sociedade do conhecimento e a importância de conhecer como estão sendo conduzidas as pesquisas neste tema, este trabalho apresenta como objetivo principal realizar um estudo bibliométrico sobre o tema “Capital Intelectual” nos anais do Congresso Brasileiro de Custos (CBC), no período de 2007 a 2011, em relação aos seguintes indicadores: quantidade de publicações por ano, classificação quanto aos objetivos, gênero dos autores, número de autores por artigo e tipologias de capital intelectual. A pesquisa foi caracterizada como exploratória, descritiva e de caráter longitudinal. Nos resultados encontra-se que o ano de 2009 foi o ano que mais publicou pesquisas sobre o tema investigado; a pesquisa descritiva é a mais evidente quanto aos objetivos; o gênero feminino é o mais atuante nas pesquisas sobre o tema; a maioria dos artigos possui três autores e a tipologia de capital intelectual mais utilizada nos trabalhos é o capital humano. Considera-se que estes resultados norteiam as pesquisas em capital intelectual no Congresso Brasileiro de Custos em relação aos indicadores bibliométricos estudados permitindo futuras confrontações com outras pesquisas realizadas em outros momentos temporais.
Descrição: RODRIGUES, G. B. Abordagem do tema “capital intelectual” no Congresso Brasileiro de Custos: um estudo bibliométrico período 2007 a 2011. 2012. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2637
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gracita Barbosa Rodrigues.pdfGracita Barbosa Rodrigues689.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.