Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2639
Título: Estudo sobre a percepção dos empresários das microempresas e empresas de pequeno porte sobre as demonstrações contábeis fornecidas pelos profissionais de contabilidade no município de Campina Grande
Autor(es): Medeiros, Tatiane Silva
Palavras-chave: Relatórios Contábeis
Microempresas
Pequenas Empresas
Informações contábeis
Data do documento: 5-Dez-2013
Resumo: A contabilidade tem como função gerar informações que possam ser compreensíveis por seus usuários. O profissional contábil da atualidade precisa ter domínio das novas tecnologias e compreender as mudanças de mercado regional para o mercado globalizado. No Brasil se tem uma visão que a função do contador é atender as necessidades do fisco. No entanto, a contribuição que os contadores podem fornecer as empresas vai além dos limites que os empresários conhecem. As Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) constituem-se como as de maior participação na área empresarial e são de grande importância na economia brasileira. Este artigo tem como objetivo investigar se as demonstrações contábeis são relevantes para manutenção das ME e EPP no município de Campina Grande-PB, tendo como objetivos específicos observar o perfil dos empresários, relatar quais as demonstrações contábeis fornecidas aos microempresários, identificar os motivos para contratarem profissionais da área contábil. Para realização deste estudo foram distribuídos 65 questionários nas empresas classificadas como ME e EPP, resultando em 30 questionários respondidos. Os dados adquiridos na pesquisa foram organizados em planilha eletrônica. As informações geradas foram analisadas a partir de gráficos. Os dados da pesquisa apontam para uma baixa utilização das informações contábeis na tomada de decisão, 96,7% dos gestores desconhecem as normas contábeis em que suas empresas estão inseridas e 37% não recebem os relatórios contábeis. De acordo com o resultado da pesquisa os contadores dão prioridade a contabilidade fiscal, devido ao maior interesse dos empresários em atender os aspectos legais e fiscais.
Descrição: MEDEIROS, T. S. Estudo sobre a percepção dos empresários das microempresas e empresas de pequeno porte sobre as demonstrações contábeis fornecidas pelos profissionais de contabilidade no município de Campina Grande. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2639
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiane Silva Medeiros.pdfTatiane Silva Medeiros1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.