Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26396
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Rafael Damião de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-11T22:07:24Z | - |
dc.date.available | 2022-04-11T22:07:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-02 | - |
dc.identifier.other | CDD B869.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26396 | - |
dc.description | SANTOS, R. D. de L. Ensino de literatura na educação básica através da alegorias presentes no texto teatral da peça A Donzela Joana, de Hermilo Borba Filho. 2020. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca fazer uma correlação entre ensino e aprendizagem da Literatura na Educação Básica, abordando questões como cultura popular e a alegoria, fortemente presentes na peça A donzela Joana, de Hermilo Borba Filho. Dessa forma, com base nessa temática que inclui a educação básica como um campo de estudo, no que diz respeito ao ensino de língua portuguesa e literatura, esse trabalho busca apresentar uma proposta de intervenção para ser aplicada em sala de aula com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental. Assim, são os objetivos do referido trabalho: apresentar as relações estéticas, históricas, culturais e folclóricas, ocorridas no enredo da peça, e, mostrar como a alegoria, enquanto figura de linguagem, se entrelaça com a cultura popular na formação do texto da peça corpus do trabalho. Assim, pretendemos evidenciar a importância de um texto dramático para melhoria das aulas de literatura no processo de ensino-aprendizagem da educação básica. Para a fundamentação teórica deste estudo, contamos com as contribuições de autores como João Adolfo Hansen (2006), Sônia Maria Van Dijck Lima (1986), Hermilo Borba Filho (2005) e Rildo Cosson (2014), entre outros. Com a pesquisa, foi possível concluir que o texto dramático pode ser um excelente aliado na introdução da literatura no Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eduardo Henrique Cirilo Valones | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | A Donzela Joana | pt_BR |
dc.subject | Cultura Popular | pt_BR |
dc.subject | Alegoria | pt_BR |
dc.title | Ensino de literatura na educação básica através da alegorias presentes no texto teatral da peça A Donzela Joana, de Hermilo Borba Filho | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EELLEB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rafael Damião de Lima Santos | PDF - Rafael Damião de Lima Santos | 769.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.