Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2640
Título: Capital intelectual: um estudo sobre o capital intelectual e sua relevância entre o Santander e seus colaboradores
Autor(es): Oliveira, Morganna Mirelli Ribeiro de
Palavras-chave: Capital intelectual
Conhecimento
Organização
Data do documento: 5-Dez-2013
Resumo: Atualmente, muito se tem comentado e questionado sobre a existência do ativo intangível e de quanto vale à capacidade intelectual do ser humano em proporção a sua riqueza gerada nas organizações e o quanto o conhecimento pode ajudar na competitividade das empresas. Este artigo discorre acerca do capital intelectual e de que forma influencia o desenvolvimento financeiro das organizações. Atendo-se a apresentar os principais conceitos inerentes ao tema capital intelectual e apontar suas categorias através do capital humano, estrutural e de cliente. Evidencia a influência da nova era do conhecimento nas organizações nos dias atuais e como o capital intelectual está inserido na contabilidade, surgindo a necessidade de criar demonstrações capazes de registrar valores as empresas mais próximos da realidade, evidenciando o tão valioso tesouro que é o conhecimento das pessoas. Além disso, o artigo apresenta uma análise de dados coletados por meio de questionário, encaminhado ao meio organizacional com finalidade de coletar o nível de capital intelectual através dos colaboradores de quatro agências do banco Santander, na cidade de Campina Grande-PB. E por fim, percebe-se a importância de construir e adotar uma metodologia para mensurar, em conjunto, itens tangíveis e intangíveis, e avaliar a empresa como um todo.
Descrição: OLIVEIRA, M. M. R. de. Capital intelectual: um estudo sobre o capital intelectual e sua relevância entre o Santander e seus colaboradores. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2640
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Morganna Mirelli Ribeiro de Oliveira.pdfMorganna Mirelli Ribeiro de Oliveira629.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.