Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26406
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Leandro Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T01:58:24Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T01:58:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 823 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26406 | - |
dc.description | SILVA, L. R. da. A reading of the tv series the following from Edgar Allan Poe's literature and death depictions. 2022. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A morte é um tema que está no fundo de nossas mentes desde o início dos tempos. E, como resultado, as pessoas sempre tentaram fazer sentido e entendê-lo. Quando olhamos para nossa história, podemos ver que nossa percepção da morte foi moldada pelo lugar e pelo tempo em que estamos. Dentre as várias representações da morte que vemos ao longo da história, uma que se destaca é a visão da morte do escritor e poeta americano Edgar Allan Poe como bela e aterrorizante. Sendo um autor famoso entre os melhores escritores góticos de todos os tempos, suas obras conquistaram a telinha, e muitas adaptações foram feitas. Dito isso, neste estudo propomos analisar como a série de TV The Following (2013), dirigida por Marcos Siega e produzida por Kevin Williamson, representa o sentido e a estética da morte a partir dos poemas The Raven e Lenore, de Edgar Allan Poe. Observamos como os produtores representaram e remodelaram em dois sistemas simbólicos distintos, com recursos cinematográficos a assustadora beleza da morte criada por Poe com palavras e o significado da beleza do assassinato pelo personagem Joe Carroll. Fizemos uso de pesquisa bibliográfica para explorar nosso objeto de estudo, em uma abordagem qualitativa, de natureza básica e com finalidade exploratória. Para isso, utilizamos autores como Ariès (1954); Swarnakar (2007); Stam (2000); Hutcheon (2006) e Cartmell (2012). Podemos ver, então, que a série de TV é capaz não apenas de adaptar o horror das histórias de Poe para a tela, mas também de redefinir ao máximo seu conceito de beleza, que ocorre na série televisiva por meio de atos homicidas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Auricélio Soares Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | en_US | pt_BR |
dc.subject | The Following | pt_BR |
dc.subject | Edgar Allan Poe | pt_BR |
dc.subject | Morte | pt_BR |
dc.subject | Adaptação televisiva | pt_BR |
dc.title | A reading of the tv series the following from Edgar Allan Poe's literature and death depictions | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Leandro Rodrigues da Silva | PDF - Leandro Rodrigues da Silva | 1.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 139.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.