Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26426
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Resende, Thiago Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T11:14:52Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T11:14:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.other | CDD 796.077 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26426 | - |
dc.description | RESENDE, Thiago Araújo. Educação Física Escolar: Estudo bibliográfico do uso do futsal como instrumento pedagógico de inclusão de alunos portadores de Síndrome de Down. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa objetiva dar ênfase a inclusão educacional por meio de um estudo bibliográfico sobre o uso do futsal como instrumento pedagógico inclusivo para alunos portadores de Síndrome de Down (SD). O futsal quando utilizado como um instrumento pedagógico contribui de maneira efetiva para o desenvolvimento do indivíduo, eles traz inúmeros benefícios, como melhorar a qualidade do sono, reduzir o estresse, entre outros. Para uma pessoa portadora de SD, o futsal surge como uma oportunidade de testar seus próprios limites e potencialidades, de prevenir as enfermidades secundárias a sua deficiência e promover a integração social do indivíduo, de acordo com Melo e López (2002 apud MARTINS e ILHA, 2020, p, 5). Neste trabalho foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, que possibilita analisar e refletir com maior profundidade a relação entre a teoria e a prática estudadas no decorrer desta pesquisa. Para análise de dados recorremos como aporte teórico autores como Cardoso (2003), Araújo (2008), Burci, Santos e Costa (2017), Candau (2010), Coneglian e Silva (2013), Mills (2003), entre outros. Desta maneira, ao finalizarmos este trabalho percebemos que o uso do futsal como instrumento de inclusão é de suma importância, visto que inspira motivação e faz com que os alunos especiais tenham uma maior vontade de socializar com o outro quando exercem alguma atividade ou estão inseridos em algum esporte, o que propicia o desenvolvimento integral do discente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Josenaldo Lopes Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Futsal | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | Educação Física Escolar: Estudo bibliográfico do uso do futsal como instrumento pedagógico de inclusão de alunos portadores de Síndrome de Down | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thiago Araújo Resende | PDF - Thiago Araújo Resende | 474.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 583.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.