Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorResende, Thiago Araújo-
dc.date.accessioned2022-04-12T11:14:52Z-
dc.date.available2022-04-12T11:14:52Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.otherCDD 796.077-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26426-
dc.descriptionRESENDE, Thiago Araújo. Educação Física Escolar: Estudo bibliográfico do uso do futsal como instrumento pedagógico de inclusão de alunos portadores de Síndrome de Down. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva dar ênfase a inclusão educacional por meio de um estudo bibliográfico sobre o uso do futsal como instrumento pedagógico inclusivo para alunos portadores de Síndrome de Down (SD). O futsal quando utilizado como um instrumento pedagógico contribui de maneira efetiva para o desenvolvimento do indivíduo, eles traz inúmeros benefícios, como melhorar a qualidade do sono, reduzir o estresse, entre outros. Para uma pessoa portadora de SD, o futsal surge como uma oportunidade de testar seus próprios limites e potencialidades, de prevenir as enfermidades secundárias a sua deficiência e promover a integração social do indivíduo, de acordo com Melo e López (2002 apud MARTINS e ILHA, 2020, p, 5). Neste trabalho foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa, que possibilita analisar e refletir com maior profundidade a relação entre a teoria e a prática estudadas no decorrer desta pesquisa. Para análise de dados recorremos como aporte teórico autores como Cardoso (2003), Araújo (2008), Burci, Santos e Costa (2017), Candau (2010), Coneglian e Silva (2013), Mills (2003), entre outros. Desta maneira, ao finalizarmos este trabalho percebemos que o uso do futsal como instrumento de inclusão é de suma importância, visto que inspira motivação e faz com que os alunos especiais tenham uma maior vontade de socializar com o outro quando exercem alguma atividade ou estão inseridos em algum esporte, o que propicia o desenvolvimento integral do discente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Josenaldo Lopes Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titleEducação Física Escolar: Estudo bibliográfico do uso do futsal como instrumento pedagógico de inclusão de alunos portadores de Síndrome de Downpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Araújo ResendePDF - Thiago Araújo Resende474.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito583.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.