Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2644
Título: Demonstrações contábeis do setor público: um estudo das notas explicativas nos estados brasileiros e no Distrito Federal
Autor(es): Galdino Júnior, Maria Helena
Palavras-chave: Contabilidade Pública
Demonstrações Contábeis
Notas Explicativas
Data do documento: 5-Dez-2013
Resumo: A contabilidade pública é o segmento do âmbito contábil que preza pela administração dos bens públicos no que diz respeito às receitas auferidas e aos dispêndios ligados à sociedade no processo orçamentário de planejar, executar e prestar contas dos recursos públicos. Nesse contexto, faz-se uma alusão à importância da publicação das notas explicativas. Partindo desse ensejo, com o objetivo geral de realizar um levantamento de quais são os Estados brasileiros, juntamente com o Distrito Federal, que divulgam em conjunto com os relatórios contábeis as suas notas explicativas, surge o questionamento desse estudo: quais unidades federativas publicam essas notas como parte integrante das demonstrações contábeis? Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, bibliográfica, documental e quantitativa, sendo feito uma análise de dados obtidos através dos sites oficiais relacionados a cada governo Estadual, referente ao exercício de 2010. Dessa forma, obteve-se o resultado de uma amostra de vinte e quatro Estados, dos quais quinze divulgaram as notas explicativas em conjunto com as demonstrações e nove não divulgaram. Dos quinze Estados, apenas Alagoas, Bahia e Pernambuco apresentaram todas as informações em conformidade com o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público acerca da base de elaboração das demonstrações, evidenciando as informações requeridas pela norma e provendo informações adicionais que auxiliem na compreensão dos usuários.
Descrição: GALDINO JUNIOR, M. H. Demonstrações contábeis do setor público: um estudo das notas explicativas nos estados brasileiros e no Distrito Federal. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2644
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Helena Galdino Júnior.pdfMaria Helena Galdino Júnior486.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.