Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26454
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Mariana Freitas Lira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T18:22:42Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T18:22:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 540.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26454 | - |
dc.description | LIMA, Mariana Freitas Lira de. Marie Curie e conteúdos cordiais como recursos auxiliares nas atividades de radioatividade na Educação Básica em aulas de Química. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa trata-se da construção e avaliação de uma sequência didática que utilizou como recursos didático o filme “Radioactive” de Marjane Satrapi como uma ferramenta audiovisual e improvisação teatral como metodologia ativa, para discutir e analisar a vida de Marie Curie e suas descobertas em relação ao conteúdo de radioatividade, abordando a perspectiva dos conteúdos cordiais, dos direitos humanos em relação as mulheres na sociedade com intuito também de compreender o conteúdo conceitual de radioatividade. A metodologia se caracteriza como uma análise qualitativa e os participantes da pesquisa foram os licenciandos de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado com questões subjetivas. Os resultados obtidos a partir da aplicação do questionário apontam que os estudantes da graduação consideram a proposta da sequência didática interessante e com nível de aplicabilidade alta para o ensino de Química na Educação Básica, bem como considera o tema importante e criativo para o processo de construção do conhecimento escolar e científico, além do tema possibilitar o desenvolvimento de um debate multidisciplinar e plural, mostrando que o potencial e importâncias das mulheres na construção histórica sobre da ciência, bem como sua relevância para uma sociedade mais justa e igualitária, mostrado que a academia é um espaço plural e que não há mais lugar para as práticas machista de antigamente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Gilberlandio Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Conteúdos Cordiais e mulheres | pt_BR |
dc.subject | Radioatividade | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.title | Marie Curie e conteúdos cordiais como recursos auxiliares nas atividades de radioatividade na Educação Básica em aulas de Química | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mariana Freitas Lira de Lima | PDF - Mariana Freitas Lira de Lima | 741.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 57.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.