Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Alane de Souza-
dc.date.accessioned2022-04-12T20:35:18Z-
dc.date.available2022-04-12T20:35:18Z-
dc.date.issued2022-04-01-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26463-
dc.descriptionSILVA, A. de S.. Alfabetização cartográfica no ensino fundamental anos finais: metodologias e práticas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, Guarabira/PB. 2022. 83f .Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEstudar Geografia é um desafio, principalmente quando pensamos na cartografia escolar, uma vez que essa temática deve ser aprofundada pois está muito presente no cotidiano do professor de Geografia. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é analisar as metodologias e práticas utilizadas pelos professores, dando ênfase à alfabetização cartográfica utilizadas nas turmas de 6 º anos do ensino fundamental anos finais, na escola campo da pesquisa foi Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, Guarabira/PB. A pesquisa de cunho qualitativa, na busca de averiguar se ocorreu a alfabetização cartográfica nos anos iniciais do fundamental, e como esse processo de ensino aprendizagem ocorre nas turmas de 6º anos do fundamental anos finais. Além de uma construção teórica, foi feito uma pesquisa em lócus realizada por meio do programa Residência Pedagógica, com aplicação de questionários semiestruturados com os alunos. Se utilizando de conceitos básicos da linguagem cartográfica: lateralidade, orientação e leitura e interpretação de mapas, para diagnosticar quais os conhecimentos sobre cartografia que os alunos dominam ao chegarem no 6ª ano no início do ano letivo, outro questionário no final do ano letivo, para diagnosticar se teve evolução desses conhecimentos. Nos resultados da pesquisa foi constatado que os alunos não tiveram uma alfabetização cartográfica adequada nas séries iniciais, entretanto, conseguiram evoluir na leitura e interpretação de mapas no 6º ano anos finais do fundamental. Portanto, o trabalho ressalta a importância dos conhecimentos cartográficos na vida cotidiana do aluno, para que o mesmo consiga fazer a leitura do mundo ao seu redor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Leandro Paiva do Monte Rodriguespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetização cartográficapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleAlfabetização cartográfica no ensino fundamental anos finais: metodologias e práticas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro, Guarabira/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alane de Souza SilvaPDF - Alane de Souza Silva2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito250.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.