Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26478
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendes, Mykaele da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T14:25:24Z | - |
dc.date.available | 2022-04-13T14:25:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26478 | - |
dc.description | MENDES, Mykaele da Silva. Role playing game: uma alternativa de recurso didático para o ensino de química. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - mUniversidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aponta os benefícios e as contribuições da utilização de Role Playing Game (RPG) no ensino de química, através da aplicação de um jogo de RPG que foi elaborado com o conteúdo de modelos atômicos, o intuito desta pesquisa foi analisar as consequências da utilização de RPG no ensino como uma ferramenta auxiliar. Para a aplicação, foi desenvolvido na plataforma do classcraft um jogo de RPG chamado Folk&More, onde a mesma é voltada para gamificação em sala de aula, o jogo foi aplicado na turma do 3° ano do ensino médio da ECIT Francisco Ernesto do Rêgo situada na cidade de Queimadas-PB, nas aulas voltadas para revisão do ENEM sobre o conteúdo de modelos atômicos, com 13 alunos participantes. A pesquisa possui caráter exploratório com abordagem qualitativa e classifica-se como uma pesquisa ação, sendo os dados colhidos através de um questionário. Os resultados apontam um bom desempenho dos alunos quanto ao conteúdo mediado, mostrando ao ensino aprendizagem que o RPG proporciona aos professores, o aumento da interação dos alunos nas aulas, que se sentiram confortáveis em interagir e o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas. Concluindo, pois então que os jogos de RPG contribuem para a educação por proporcionar crescimento na percepção de conteúdos, desenvolvendo o seu espirito crítico e científico, aplicando o lúdico sem perder a essência da educação.Este trabalho aponta os benefícios e as contribuições da utilização de Role Playing Game (RPG) no ensino de química, através da aplicação de um jogo de RPG que foi elaborado com o conteúdo de modelos atômicos, o intuito desta pesquisa foi analisar as consequências da utilização de RPG no ensino como uma ferramenta auxiliar. Para a aplicação, foi desenvolvido na plataforma do classcraft um jogo de RPG chamado Folk&More, onde a mesma é voltada para gamificação em sala de aula, o jogo foi aplicado na turma do 3° ano do ensino médio da ECIT Francisco Ernesto do Rêgo situada na cidade de Queimadas-PB, nas aulas voltadas para revisão do ENEM sobre o conteúdo de modelos atômicos, com 13 alunos participantes. A pesquisa possui caráter exploratório com abordagem qualitativa e classifica-se como uma pesquisa ação, sendo os dados colhidos através de um questionário. Os resultados apontam um bom desempenho dos alunos quanto ao conteúdo mediado, mostrando ao ensino aprendizagem que o RPG proporciona aos professores, o aumento da interação dos alunos nas aulas, que se sentiram confortáveis em interagir e o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas. Concluindo, pois então que os jogos de RPG contribuem para a educação por proporcionar crescimento na percepção de conteúdos, desenvolvendo o seu espirito crítico e científico, aplicando o lúdico sem perder a essência da educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Ma. Alane Silva Farias de Albuquerque | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Classcraft | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | Role playing game: uma alternativa de recurso didático para o ensino de química | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Mykaele da Silva Mendes | PDF - Mykaele da Silva Mendes | 2.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 71.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.