Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2648
Título: Jornal do Brasil em tempos de ciberespaço: um clique nas propriedades do jornalismo para Web
Autor(es): Cândido, Francisco de Assis Fernandes
Palavras-chave: Tecnologias Digitais
Webjornalismo
Interatividade
Jornalismo
Imprensa
Tecnomogias de informação
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O avanço das tecnologias digitais da informação tem possibilitado a transformação na produção e na circulação de conteúdos jornalísticos, viabilizando o desenvolvimento de novas formas de socialização de conhecimento caracterizadas pela interatividade. Hoje os setores editoriais tradicionais, televisão, jornais e revistas, estão adaptando seus estilos operacionais às realidades da Internet. À medida que o webjornalismo avança mais se conhece sobre as múltiplas facilidades interativas que as tecnologias digitais oferecem. Ao mesmo tempo, evidenciam-se outras alterações significativas nos processos de produção, difusão e consumo jornalísticos, se comparados com os suportes tradicionais. A respeito do webjornalismo, são definidas cinco características: interatividade, customização de conteúdo/personalização, hipertextualidade, multimidialidade/convergência e memória. Neste sentido, o presente trabalho, vinculado ao tipo de pesquisa descritiva, discute as características do conteúdo na Web e apresenta sua aplicação no site Jornal do Brasil. Sobre o referencial teórico que fundamentou a discussão desta pesquisa destacamos: Bahia (1972), Beltrão (1992), Canavilhas (2006), Ferrari (2009), Machado (2003), Marshall (2003), Melo (2010), Mielniczuk (2003a; 2003b), Palacios (2002), Pinho (2003), dentre outros. Os resultados apontam que não há rupturas definitivas entre a prática na rede, de forma colaborativa, e a prática baseada em outros suportes como televisão ou rádio, por exemplo. As marcas impostas pelas transformações tecnológicas apenas reestruturam o fazer jornalístico, modificam as rotinas e o produto final.
Descrição: CÂNDIDO, F. de A. F. Jornal do Brasil em tempos de ciberespaço: um clique nas propriedades do jornalismo para Web.Francisco de Assis Fernandes Cândido. 2012. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2648
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco de Assis Fernandes Cândido.pdfFrancisco de Assis Fernandes Cândido2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.