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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26514
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lima, Irani Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T19:59:53Z | - |
dc.date.available | 2022-04-13T19:59:53Z | - |
dc.date.issued | 2022-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26514 | - |
dc.description | LIMA, I. B. de. A importância da ludicidade no processo de ensino/aprendizagem na educação infantil. 2022. Trabalho de conclusão do curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo de cunho bibliográfico apresenta em seus constructos, concepções referentes à importância da ludicidade, como ferramenta facilitadora no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. O trabalho em questão, tem por objetivo geral apresentar a relevância da ludicidade no desenvolvimento da criança e sua importância dentro da sala de aula, e específicos: a) Contextualizar a educação infantil e analisar seus direitos perante as leis, b) Refletir sobre a ludicidade como percurso formativo de saberes no ensino infantil, c), Analisar o lugar das brincadeiras na BNCC. A pesquisa justifica-se, pela carga de contribuições que a temática ludicidade e educação infantil trazem ao cenário das discussões pedagógicas. Partindo deste viés o trabalho surge da seguinte indagação: Qual a relevância da ludicidade no ensino infantil?. Para responder questão supracitada, utilizou-se da metodologia de pesquisa bibliográfica, fundamentando-se na BNCC (2017), RCNEI (1998), LDB (1996), ECA (1990), em autores como Áries (1981), Oliveira (2000) e outros que corroboram com a discussão proposta, visando responder as indagações que ora propomos. A pesquisa constatou que a Ludicidade é um mecanismo educativo, que desenvolve a criança de forma completa, pois a brincadeira é uma ação antiga repassada dos mais velhos para os mais novos, considerada um bem cultural e uma ótima aliada na educação, pois estimula a imaginação e criatividade e desenvolve a criança de forma completa. A ludicidade dentro da sala de aula perpassa os muros da escola e vai ao encontro com o mundo externo, ou seja, o discente levará para vida os ensinamentos e as boas lembranças porque uma aula que possui a ação lúdica será mais dinâmica, prazerosa, e eficiente e a criança a levará na sua memória afetiva, fixando assim, aprendizagem mediada pelo professor e os momentos de descontração e alegria. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Diêgo de Lima Santos Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Legislação | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A importância da ludicidade no processo de ensino/aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
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