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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26534
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Ferreira, Bianca da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-18T13:37:41Z | - |
dc.date.available | 2022-04-18T13:37:41Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-11 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26534 | - |
dc.description | FERREIRA, Bianca da Silva. Análise da avaliação da superfície do pavimento flexível e da sinalização em rodovias: estudo de caso no trecho que liga as cidades de Santa Rita - PB a Bayeux – PB. 2018. 58 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | No Brasil, o principal modal é o rodoviário, que de acordo com a Confederação Nacional de transporte (CNT) contribui significativamente para o desenvolvimento socioeconômico do País sendo responsável por 61,1% do transporte de cargas e 95% do transporte de passageiros. No entanto, o país ainda possui muitas rodovias em estado de péssima conservação devido à ausência de um Sistema de Gerência de Pavimento – SGP que contribua de maneira efetiva com as obras de Manutenção e Restauração (M&R). Deste modo, é necessária a avaliação funcional do pavimento e da sinalização a fim de encontrar soluções cada vez mais adequadas e que por sua vez aumentem o tempo de vida dos pavimentos e contribua para um melhor fluxo de veículos, respectivamente. O presente trabalho tem por objetivo realizar a avaliação subjetiva da superfície do pavimento flexível e da sinalização do trecho que liga Santa Rita PB à Bayeux-PB. A Avaliação Subjetiva foi preconizada pela norma do DNIT - 009/2003- PRO e a Avaliação da Sinalização foi preconizada pelo Manual de Sinalização de Trânsito – DNIT. O trecho em estudo tem extensão de 5 km e foi subdividido em 5 segmentos homogêneos com a finalidade de identificar os defeitos e a sinalização com suas possíveis causas. O trecho analisado apresenta estado de deterioração acentuado e uma sinalização ruim, o que contribui no desconforto do usuário, tais problemas são oriundos da falta de um SGP eficiente. Os resultados desta pesquisa deram uma predominância de regular para a avaliação funcional do pavimento e ruim para o sistema de sinalização. Criar um SGP que contemple o trecho em estudo e realizar obras de M&R são soluções plausíveis para esta pesquisa. | pt_BR |
dc.subject | Pavimento | pt_BR |
dc.subject | Engenharia de transporte | pt_BR |
dc.subject | Sinalização | pt_BR |
dc.title | Análise da avaliação da superfície do pavimento flexível e da sinalização em rodovias: estudo de caso no trecho que liga as cidades de Santa Rita - PB a Bayeux – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 67 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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