Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2654
Título: A organização espacial na comunidade Serra de Lagoa de Dentro, Umbuzeiro-PB: uma análise do perfil socioeconômico
Autor(es): Silva, Diógenes Mariano da
Palavras-chave: Geografia
Socioeconomia
Desenvolvimento Local Serra de Lagoa de Dentro/PB
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O trabalho tem como objeto central o estudo do perfil socioeconômico, na comunidade Serra de Lagoa de Dentro, na área situada a margem direita da rodovia PB 102, sentido Umbuzeiro/Campina Grande, porção noroeste da cidade de Umbuzeiro, na Paraíba. A pesquisa foi realizada numa abordagem do tipo descritiva, explicitando quantitativamente e qualitativamente os dados recolhidos por meio de entrevistas, mediante também a aplicação de questionário estruturado e conversas com moradores da comunidade, no intuito de fazer uma análise e mostrar os aspectos sociais e econômicos daquela localidade periférica, aspectos estes que contribuem para a construção do espaço pesquisado, indicando as diferentes maneiras como as práticas sociais interagem com o espaço e apropriam-se dele. Através dos objetivos identificados: explicar o processo de ocupação e a infraestrutura básica do lugar; analisar, mediante um levantamento desses processos os fatores socioeconômicos e culturais na comunidade Serra de Lagoa de Dentro, para melhor entender a relação do ser humano com o meio; evidenciar a realidade vivida pela comunidade Serra de Lagoa de Dentro, como resultado de um processo histórico e social, aliado às contradições existentes na sociedade capitalista, projetando-se materialmente na produção e reprodução qualificando o próprio espaço.
Descrição: SILVA, D. M. da. A organização espacial na comunidade Serra de Lagoa de Dentro, Umbuzeiro-PB: uma análise do perfil socioeconômico. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2654
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diógenes Mariano da Silva.pdfDiógenes Mariano da Silva1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.