Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2656
Título: Gestão de custos: um estudo sobre o estabelecimento de custos e preços em uma empresa do setor de serviços da cidade de Campina Grande
Autor(es): Silva, Marrosy Fernandes Bandeira
Palavras-chave: Mark UP
Preço de venda
Custos
Despesas
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: As empresas necessitam de um meio para estabelecer um sistema de custos, despesas, Mark up e preço básico de cada produto ou serviço a fim de se manterem sustentáveis no mercado atuante. É importante entender todo o processo para o estabelecimento de custos, pois estes auxiliarão na tomada de decisão, que no mínimo tentam buscar o equilíbrio entre os interesses empresariais, fornecedores e clientes. Sendo o custo e o lucro fortes componentes de decisões estratégicas, se faz necessária sua estruturação, compreensão e análise. Uma tomada de decisão errônea na utilização desses componentes pode atrapalhar no surgimento de novas ideias que permitam uma significativa melhoria na gestão de custos das empresas. Este trabalho visa implantar um método que facilite a forma como uma empresa prestadora de serviços calcula seus principais gastos para assim poder estabelecer preços justos que deem rentabilidade. A metodologia utilizada na pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, abordando como técnica de coleta de dados a revisão bibliográfica e estudo de caso, que através deste, demonstrou após os levantamentos dos dados necessários, que a empresa apresenta um lucro significativo decorrente do Preço de venda estabelecido pelo mercado consumidor.
Descrição: SILVA, M. F. B. Gestão de custos: um estudo sobre o estabelecimento de custos e preços em uma empresa do setor de serviços da cidade de Campina Grande. 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2656
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marrosy Fernandes Bandeira Silva.pdfMarrosy Fernandes Bandeira Silva793.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.