Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26567
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Isamara de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T14:52:45Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19T14:52:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.358 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26567 | - |
dc.description | ARAÚJO, I. de L. Tecnologias digitais: uma proposta de sequência didática para o ensino de leitura em tempos de pandemia. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo propor uma Sequência Didática por meio da utilização do gênero crônica para o ensino de leitura em Língua Portuguesa no contexto das tecnologias digitais aplicadas no ensino remoto frente à Pandemia da Covid-19. Visto que, os gêneros textuais estão em todas as esferas de comunicação e fazem parte do cotidiano, com suas contribuições no âmbito educacional, analisamos o gênero textual crônica, de acordo com uma sequência didática, a fim de estimular a leitura e criticidade dos discentes. Para tanto, nossa fundamentação baseia-se em Marcuschi (2008), Bezerra (2017), Paula (2011), que embasaram os estudos sobre os gêneros textuais ou discursivos, bem como, seu funcionamento, Alves (2013), Casseb-Galvão; Duarte (2018), Dalvi (2013), Ramos (2011), Rezendes (2013), Rouxel (2013) explanando sobre a leitura como caráter formativo do sujeito reflexivo e humanizador, e a sequência didática, que norteou o planejamento para a execução do plano de sequência didática. Dessa forma, tomamos como base a abordagem metodológica de cunho qualitativo. A análise mostra que é preciso ter mais estudos que abordem os recursos tecnológicos e o meio digital no ensino, haja vista, o seu uso auxilia o docente no planejamento de uma sequência didática que os alunos sintam-se à vontade para participarem e interagirem, utilizando-se também da multimodalidade e multiletramento para a realização de aulas mais elaboradas e inovadoras para o ensino e, ainda, para a experiência, tanto do docente, como também, do discente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Clara Mayara de Almeida Vasconcelos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Lya Luft | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais: uma proposta de sequência didática para o ensino de leitura em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Isamara de Lima Araújo | PDF - Isamara de Lima Araújo | 1.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 3.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.