Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26582
Título: A influência da atividade física na capacidade funcional do idoso
Autor(es): Barbosa, Bruna Jéssica Silva
Palavras-chave: Idoso
Capacidade funcional
Exercício físico
Bateria de Fullerton
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: Os idosos geralmente apresentam um declínio na capacidade funcional à medida que envelhecem, onde acontece a perda de massa muscular, que resulta em perda de força muscular, o qual consequentemente acomete a diminuição da amplitude de movimento articular e da atividade funcional. Este trabalho teve como objetivo principal analisar a importância do treinamento físico na capacidade funcional do idoso. A amostra foi constituída por 27 idosas, sendo 6 praticantes da dança (64,673,22 anos) e 21 praticantes da musculação (64,163,36), todas com frequência mínima de 3 vezes por semana e que já praticavam as atividades a no mínimo seis meses. Os resultados analisados no teste utilizando a Bateria de Fullerton não mostraram uma diferença estatística entre o grupo da dança e musculação, mas a dança mostrou uma ligeira vantagem em alguns testes. Conclui- se então que independente da modalidade é de extrema importância e eficácia a prática do exercício físico, pois consegue envolver o bem-estar emocional, social, físico e psicológico, relacionando diretamente à manutenção da autonomia, e uma velhice mais independente.
Descrição: BARBOSA, Bruna Jéssica Silva. A influência da atividade física na capacidade funcional do idoso. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26582
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Jéssica Silva BarbosaPDF - Bruna Jéssica Silva Barbosa405.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito63.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.