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dc.contributor.authorSouza, Déborah Camilla Vieira de-
dc.date.accessioned2013-12-06T12:31:03Z-
dc.date.available2013-12-06T12:31:03Z-
dc.date.issued2013-12-06-
dc.identifier.otherCDD 070.40285-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2658-
dc.descriptionSOUZA, D. C. V. de. Usos e apropriações das redes sociais na prática jornalística durante a eleição para prefeito em 2012. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEsse artigo sistematiza discussões sobre redes sociais e as apropriações destas pelos jornalistas durante a cobertura das eleições municipais na Paraíba durante o ano de 2012. A partir de discussão teórico-conceitual sobre a definição de “redes sociais” e a aplicação de um questionário com caráter quali-quantitativo, com questões abertas e fechadas, estruturado na plataforma online Google Docs e distribuída através do Facebook e envio direto por email, a pesquisa coletou a resposta de 30 jornalistas depois do primeiro e do segundo turnos das eleições. Considerando que as redes sociais se transformaram em fenômeno comunicacional (RECUERO, 2011) e de interação mediada por computador (PRIMO, 2007) com impacto sobre a prática jornalística (ZAGO, 2008), a hipótese de trabalho consistia na afirmação de que as redes sociais se incorporaram ao cotidiano dos jornalistas e que, durante o período eleitoral, se transformam em fonte de apuração. Os dados revelam que, de fato, o processo de apuração e de relação com as fontes jornalísticas passam cada vez mais pelas redes sociais, tendo em vista o alto índice de conexão dos jornalistas, diluindo a fronteira trabalho-casa. Os resultados ainda indicam que as redes sociais se tornaram relevantes para a cobertura das eleições, sendo que as mais utilizadas são Facebook (97%) e Twitter (87%) entre as indicadas e que os jornalistas acompanham os perfis dos candidatos, sendo que para 73% dos respondentes esse acompanhamento rendeu matérias para seus veículos de atuação como fonte direta.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Fernando Firmino da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectJornalismo digitalpt_BR
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleUsos e apropriações das redes sociais na prática jornalística durante a eleição para prefeito em 2012pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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