Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26598
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | França, Ronaldo Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-20T18:07:12Z | - |
dc.date.available | 2022-04-20T18:07:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.207 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26598 | - |
dc.description | FRANÇA, Ronaldo Gomes de. Gestão democrática: o papel do gestor escolar em um município da Paraiba. 2022. 26f. Trabalho de conclusão de curso(Graduação em Administração Publica-EAD), Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As constantes mudanças na sociedade, na política e na economia têm impactado diretamente a educação escolar trazendo demandas diversas para os atores do fazer educacional, entre eles, professores, alunos e gestores. Deste modo, o presente artigo teve como objetivo geral analisar o papel do gestor em uma escola pública estadual localizada na cidade de João Pessoa-PB, frente ao desenvolvimento de uma gestão democrática. Para a realização da pesquisa, utilizou-se a abordagem qualitativa e exploratória, cujos dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada com a gestora de uma escola pública, além do levantamento de documentos que auxiliou na coleta de dados, foi possível perceber através das visitas realizadas na escola que os principais desafios enfrentados pela gestora escolar são equilibrar as práticas pedagógicas com a parte administrativa e se manter atualizada; Os problemas na infraestrutura da escola que impactam no desenvolvimento das atividades; O número reduzido de funcionários, gerando o acúmulo de tarefas; As demandas por parte da Secretaria da Educação com prazos muito curto, inviabilizando o desenvolvimento das ações. Por meio da entrevista e observação nas reuniões, pode-se constatar que a gestora escolar abre espaços e permite a fala dos professores e equipe pedagógica sobre algumas ações propostas pela Secretaria da Educação. A gestora mostrou-se bastante aberta as opiniões e traça algumas estratégias junto com os professores para realização de atividades complementares. Nesse sentindo, diante das dificuldades que o gestor encontra, as reflexões estabelecidas mostraram que é possível desenvolver uma gestão democrática no espaço escolar, mesmo com todos os obstáculos e desafios, promovendo ações pedagógicas e estratégias, visando a melhoria do ensino aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof. Ma. Cinthia Moura Frade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Desafios escolares | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática: o papel do gestor escolar em um município da Paraiba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 94 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ronaldo Gomes de França.pdf | PDF - Ronaldo Gomes de França | 613.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Deposito.pdf | Termo de Deposito | 5.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.