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dc.contributor.authorCamargo, Camila Grangeiro-
dc.date.accessioned2022-04-22T12:02:19Z-
dc.date.available2022-04-22T12:02:19Z-
dc.date.issued2022-04-04-
dc.identifier.otherCDD 362.708 35-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26610-
dc.descriptionCAMARGO, Camila Grangeiro. Padrão corporal e sua ressignificação: A visão dos estudantes do Ensino Médio e o papel do professor de Educação Física diante deste processo. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractDe acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), compreende-se como adolescente as pessoas que possuem de doze a dezoito anos de idade (Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, BRASIL). É durante o adolescer que ocorrem várias transformações na vida do indivíduo, dentre elas, estão as mudanças sociais, afetivas, hormonais e o que é considerado uma das mais significativas: a mudança do corpo e com isso, a busca pelo enquadramento do padrão imposto pelas redes midiáticas e pela própria sociedade. Devido a isso, os jovens ficam presos na tentativa de se encaixar em grupos, para se sentirem aceitos no meio em que vivem, assim, é afetado a autoestima e autoaceitação, fazendo com que a procura pela perfeição seja a sua prioridade. Este estudo tem como objetivo central discutir a ressignificação do corpo em adolescentes, seu processo de autoaceitação e como o professor de Educação Física pode abordar este conteúdo em suas aulas, no ensino médio. Deste modo, foi realizada uma pesquisa em uma escola pública e uma escola particular, nas turmas do 1o ano do ensino médio, na cidade de Campina Grande-PB, sobre imagem e padrão corporal, para entender e compreender como os adolescentes se sentem diante deste assunto. A pesquisa se caracterizou como do tipo descritiva, de corte transversal, com abordagem quali- quantitativa. A amostra foi constituída por 30 estudantes, sendo 11 da escola pública e 19 da escola privada. A coleta de dados da pesquisa foi feita através de um questionário de forma online, utilizando a ferramenta Google Forms, após o consentimento dos pais ou responsáveis e dos adolescentes. A análise dos dados foi feita através da leitura, organização e interpretação das questões discursivas e nas questões objetivas, foi utilizada a estatística descritiva, através da utilização do Programa Excel. Como resultados, se identifica que, no que tange a aceitação corporal, 72,72% e 42,42% estudantes das escolas pública e privada, respectivamente, informaram que aceitam o seu corpo em partes. Em relação a satisfação corporal, 63,63% e 57,89% estudantes das escolas pública e privada, respectivamente, afirmam que se sentem satisfeitos com o seu corpo. No que diz respeito a pressão das mídias digitais para obtenção de um corpo perfeito, 54,54% dos alunos da escola pública e 42,10% dos alunos da escola privada afirmaram que se sentem pressionados para atingir um ideal de perfeição. Também foi perguntado sobre qual o padrão de perfeição que é imposto, sendo descrito como: corpos magros, altos, atléticos e bem definidos, diante disso, foi feita a relação de ressignificação corporal, compreendendo como os participantes se identificam e qual a sua opinião sobre o corpo perfeito, foi exemplificado que o corpo perfeito não existe e que cada um pode ser o seu próprio padrão, pois todos os corpos são lindos. Por fim, foi destacado como o professor de educação física pode auxiliar no processo da ressignificação corporal, trabalhando a temática dos corpos diversos em suas aulas, de maneira dinamizada, utilizando imagens, jogos, vídeos ou músicas e fazendo com que os alunos se sintam acolhidos durante o período escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Prof.ª Dr.ª Mirian Werba Saldanhapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPadrão corporalpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectRessignificação corporalpt_BR
dc.subjectAutoimagempt_BR
dc.titlePadrão corporal e a sua ressignificação: A visão dos estudantes do Ensino Médio e o papel do professor de Educação Física diante deste processopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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