Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2662
Título: Da narrativa no teatro: as novas escritas dramatúrgicas
Autor(es): Brito, Nayara Macedo Barbosa de
Palavras-chave: Dramaturgia contemporânea
Rapsodização
Teatralidade
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: A partir de três textos exemplares da dramaturgia brasileira contemporânea, demonstram-se as práticas atualmente correntes na composição desse gênero literário, caracterizado contemporaneamente por seu hibridismo e diversidade formais. Como se fosse [im]possível ficar aqui, Retábulo de Santa Joana Carolina e Agreste (Malva-Rosa) exibem em sua estrutura uma epicidade constitutiva que se evidencia na voz rapsódica retomada enquanto condutor narrativo que fragmenta o enredo. Através da análise do texto dessas três peças, tocamos, como fundamentação teórica, nas noções de rapsodização, epicização e teatralidade, definidas por Jean-Pierre Sarrazac (2012), tangenciando, ainda, a discussão sobre os processos de adaptação, na medida em que algumas composições dramatúrgicas partem de textos não-dramáticos.
Descrição: BRITO, N. M. B. de. Da narrativa no teatro: as novas escritas dramatúrgicas. 2012. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.[Tipo: Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2662
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nayara Macedo Barbosa de Brito.pdfNayara Macedo Barbosa de Brito766.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.