Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2662
Título: | Da narrativa no teatro: as novas escritas dramatúrgicas |
Autor(es): | Brito, Nayara Macedo Barbosa de |
Palavras-chave: | Dramaturgia contemporânea Rapsodização Teatralidade |
Data do documento: | 6-Dez-2013 |
Resumo: | A partir de três textos exemplares da dramaturgia brasileira contemporânea, demonstram-se as práticas atualmente correntes na composição desse gênero literário, caracterizado contemporaneamente por seu hibridismo e diversidade formais. Como se fosse [im]possível ficar aqui, Retábulo de Santa Joana Carolina e Agreste (Malva-Rosa) exibem em sua estrutura uma epicidade constitutiva que se evidencia na voz rapsódica retomada enquanto condutor narrativo que fragmenta o enredo. Através da análise do texto dessas três peças, tocamos, como fundamentação teórica, nas noções de rapsodização, epicização e teatralidade, definidas por Jean-Pierre Sarrazac (2012), tangenciando, ainda, a discussão sobre os processos de adaptação, na medida em que algumas composições dramatúrgicas partem de textos não-dramáticos. |
Descrição: | BRITO, N. M. B. de. Da narrativa no teatro: as novas escritas dramatúrgicas. 2012. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.[Tipo: Monografia] |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2662 |
Aparece nas coleções: | 27 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Nayara Macedo Barbosa de Brito.pdf | Nayara Macedo Barbosa de Brito | 766.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.