Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26639
Título: Doença periodontal em crianças e adultos jovens com paralisia cerebral: uma revisão sistemática
Autor(es): Lima, Manoel Pereira de
Palavras-chave: Periodontia
Paralisia cerebral
Paciente especial
Data do documento: 7-Nov-2019
Resumo: Objetivou-se avaliar as evidências científicas atuais sobre a frequência de doença periodontal em crianças e adolescentes com paralisia cerebral em comparação com indivíduos sem paralisia cerebral. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática seguindo o checklist PRISMA. Sete bases de dados eletrônicas foram acessadas como fontes primárias de estudo. A "literatura cinzenta" também foi incluída para evitar vieses de seleção e publicação. O risco de viés entre os estudos incluídos foi avaliado com a Ferramenta de Avaliação Crítica do Instituto Joanna Briggs para Revisões Sistemáticas. A pesquisa resultou em 376 registros, dos quais 5 foram considerados elegíveis para esta revisão. Os estudos evidenciaram que a frequência de gengivite e hiperplasia gengival, bem como o índice de placa e de higiene oral são significativamente maiores em crianças e adolescentes com paralisia cerebral em comparação com indivíduos sem paralisia cerebral. Crianças e adolescentes com paralisia cerebral merecem cuidados especiais em relação à saúde bucal, uma vez que são mais propensos a apresentarem alterações gengivais em comparação com indivíduos sem paralisia cerebral.
Descrição: LIMA, Manoel Pereira de. Doença periodontal em crianças e adultos jovens com paralisia cerebral: uma revisão sistemática. 2019. 25 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26639
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Manoel Pereira de Lima.pdf772.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.