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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26651
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Morais, Zilnara Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-28T12:02:13Z | - |
dc.date.available | 2022-04-28T12:02:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-13 | - |
dc.identifier.other | CDD 513.93 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26651 | - |
dc.description | MORAIS, Zilnara Lopes de. Educação Financeira e sua abordagem no Ensino Fundamental: Uma revisão sistemática de literatura. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Financeira vem sendo muito debatida no cenário educacional, pois é um tema bastante importante para a vida das pessoas. Diferentemente da Matemática Financeira, a Educação Financeira exibe uma ampla abordagem sobre conceitos e produtos financeiros, colaborando com o desenvolvimento de um cidadão mais consciente em suas tomadas de decisões. Deste modo, entende-se a necessidade de trazer esse assunto para a sala de aula, já que quanto mais cedo for ensinado, melhores serão os resultados no presente e, principalmente, no futuro. Nesse viés, ao implementar esse assunto nas escolas, é preciso analisar as metodologias mais adequadas para um melhor aprendizado dos alunos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo revisar sistematicamente na literatura como a Educação Financeira vem sendo abordada no Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativa, caracterizada como Revisão Sistemática de Literatura realizada no período de janeiro a fevereiro de 2022 no Portal de Periódicos da CAPES. Após o refinamento, 33 estudos retornaram da busca, e 8 selecionados para fazer parte da pesquisa. Para a análise dos dados foram criadas categorias com o intuito de analisar detalhadamente os textos procurando responder questões relacionadas à importância, aos recursos e às dificuldades encontradas ao se trabalhar esse assunto na escola. Com a análise evidenciou-se que a Educação Financeira é necessária para assegurar um consumo consciente, ajudar na tomada de decisão e, consequentemente, tornar os cidadãos mais críticos em relação a suas escolhas, diferenciando o que é essencial do que é supérfluo. Observa-se uma variedade de recursos que podem ser utilizados para facilitar a compreensão dos alunos sobre temas relacionados à finanças. Percebe-se que as abordagens realizadas pelos autores reuniram aspectos lúdicos e do cotidiano para trazer uma experiência mais favorável e significativa. Entre as dificuldades recorrentes destacam-se a falta de preparação dos alunos que não possuem o conhecimento matemático básico necessário para a aprendizagem de finanças, como também da família e dos professores. Sendo assim, esse artigo pode contribuir para docentes e pesquisadores que desejem compreender quais os métodos de ensino podem favorecer a abordagem da Educação Financeira no Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Daiana Estrela Ferreira Barbosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Financeira | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.title | Educação Financeira e sua abordagem no Ensino Fundamental: Uma revisão sistemática de literatura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
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