Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2666
Título: As condições de trabalho do assistente social no âmbito educacional no municipio de Campina Grande - PB
Autor(es): Ramos, Aldeci
Palavras-chave: Serviço social
Assistência social
Trabalho e Educação
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O trabalho apresentado constitui-se na monografia de conclusão de curso de Serviço Social, tendo como objetivo central de pesquisa analisar as condições de trabalho do assistente social no âmbito educacional vinculados à rede municipal de ensino do município de Campina Grande-PB. A pesquisa foi realizada no período que compreende fevereiro a junho de 2010 e teve como objetivos específicos traçar o perfil dos assistentes sociais inseridos nesta realidade; conhecer as condições de trabalho que lhes são disponibilizadas; identificar as possibilidades apreendidas por estes profissionais no exercício da profissão; detectar o instrumental técnico-operativo utilizado na prática cotidiana. A pesquisa foi de cunho -qualitativo. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada contendo 27 perguntas, aplicada a 08 (oito) Assistentes Sociais que fizeram parte de nossa amostra. No momento do tratamento e análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo com o intuito de desvendar o que estava explicito e implícito nas falas dos sujeitos da pesquisa. O resultado da pesquisa revela que as condições de trabalho do assistente social representam o principal entrave para o desempenho e qualidade do trabalho desenvolvido. Apesar das dificuldades impostas pelas precárias condições de trabalho desses profissionais, há o vislumbre de possibilidades de melhoria para a efetivação da prática. Vale salientar que os resultados ora apresentados são dados próximos da realidade, servindo como base para a compreensão da problemática em questão.
Descrição: RAMOS, A. As condições de trabalho do assistente social no âmbito educacional no municipio de Campina Grande - PB. 2010. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2666
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aldeci Ramos.pdfAldeci Ramos613.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.