Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26662
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Thálya Millena | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T12:44:16Z | - |
dc.date.available | 2022-04-29T12:44:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26662 | - |
dc.description | BEZERRA, Thálya Millena. Jogos e Modelagem como estratégias didáticas para ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: uma abordagem teórica. 2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Matemática é considerada, por alguns alunos, uma disciplina difícil e a ideia de que é necessário ter um dom para entendê-la intensifica ainda mais esse receio. O ensino focado apenas nas resoluções de cálculos, e a falta de uma boa estratégia didática do professor, podem ser alguns dos pontos que favorecem essa dificuldade. Faremos um levantamento bibliográfico para responder às seguintes questões: Quais estratégias de ensino-aprendizagem seriam viáveis aos conteúdos estudados? Quais teriam relevância social e educacional? E quais se adequariam melhor à realidade da escola? Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar sugestões de estratégias didáticas para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental aos recém-graduados do curso de Licenciatura em Matemática. As estratégias escolhidas foram jogos e modelagem, pelo fato de serem bem aceitas na comunidade acadêmica, pedagógica e social, levando em consideração que são eficazes e estimulam ainda mais o prazer em aprender Matemática. Para alcançar o objetivo geral, dispomos de alguns objetivos específicos, são eles: Fazer um levantamento bibliográfico sobre a importância dos jogos e modelagem; identificar os conteúdos matemáticos considerados difíceis pelos alunos; propor estratégias para o ensino-aprendizagem dos conteúdos selecionados. Com o intuito de alcançar os objetivos que norteiam este trabalho, a metodologia usada nesta pesquisa foi bibliográfica, com uma abordagem qualitativa fundamentada nas contribuições de diversos autores a respeito dos jogos e da modelagem. Após um levantamento bibliográfico sobre os jogos e modelagem como sugestão de estratégia didática para as aulas de Matemática, concluímos que tais estratégias favorecem o ensino- aprendizagem da Matemática, visto que respondem às perguntas feitas inicialmente nessa pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Estratégias didáticas | pt_BR |
dc.subject | Jogos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Jogos e modelagem como estratégias didáticas para ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: uma abordagem teórica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thálya Millena Bezerra | PDF - Thálya Millena Bezerra | 644.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 252.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.