Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26664
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Elisson Dutra | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T13:17:30Z | - |
dc.date.available | 2022-04-29T13:17:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-05 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26664 | - |
dc.description | SOARES, E. D. Probabilidade e Estatística à luz da BNCC com olhar na matriz curricular do novo ensino médio da Paraíba. 2022. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o intuito de investigar e estabelecer relações entre as competências e habilidades presentes na BNCC, no ENEM e na nova proposta curricular da Paraíba no que diz respeito à Probabilidade e Estatística no contexto do ensino médio. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, foi utilizada a pesquisa bibliográfica para a obtenção das informações. A problematização partiu da preocupação com a formação dos alunos no que diz respeito ao de senvolvimento do conhecimento da Probabilidade e Estatística que são ofertados pela BNCC e a nova proposta curricular da Paraíba. Procuramos ainda identificar quais habilidades e com petências presentes na BNCC são necessárias para a resolução das questões de Probabilidade e Estatística inseridas na prova do ENEM. O levantamento dos dados ocorreu por meio da leitura de artigos científicos, dissertações, documentos oficiais etc. Nos resultados e discussões traze mos algumas questões dos últimos cinco anos das provas do ENEM da área da Matemática e suas tecnologias delimitando-as a Probabilidade e Estatística. Os resultados alcançados a par tir da averiguação das questões selecionadas, apontaram que as habilidade e competências da BNCC estão intrinsecamente relacionadas com as competências e habilidade do ENEM e que o novo ensino médio no que diz respeito ao currículo, está moldado para a realidade da formação e avaliação dos alunos em relação à probabilidade e estatística, uma vez que a nova proposta curricular da Paraíba respeita a esquematização e as estratégias da BNCC. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Wenia Valdevino Felix de Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Probabilidade | pt_BR |
dc.subject | Estatística | pt_BR |
dc.subject | Novo ensino médio | pt_BR |
dc.title | Probabilidade e estatística à luz da BNCC com olhar na matriz curricular do novo ensino médio da Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elisson Dutra Soares.pdf | PDF - Elisson Dutra Soares | 878.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 327.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.