Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Bruno Agra-
dc.date.accessioned2022-05-02T11:14:59Z-
dc.date.available2022-05-02T11:14:59Z-
dc.date.issued2022-04-14-
dc.identifier.otherCDD 510-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26670-
dc.descriptionFERREIRA, Bruno Agra. As dificuldades no ensino de matemática durante o período da pandemia. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo identificar quais foram as maiores dificuldades relatadas pelos docentes de Matemática da Educação Básica, durante o período da pandemia. Realizamos uma ponte entre os dados coletados com a amostra da pesquisa e os dados encontrados nas plataformas de pesquisa acadêmica online. Se trata de uma pesquisa com abordagem quantitativa e predominantemente qualitativa de caráter investigativo. A população do estudo compreende professores de Matemática de escolas municipais e estaduais do município de Campina Grande, que está localizada na mesorregião do Agreste Paraibano. A amostra foi composta por 17 professores de Matemática da rede municipal e estadual de ensino da cidade de Campina Grande, que estão em pleno exercício de suas funções. O instrumento de coleta de dados foi um questionário desenvolvido pelo autor, com questões objetivas e descritivas. Os dados qualitativos passaram por uma técnica de análise que corresponde as respostas de perguntas abertas e na categorização através de uma análise de conteúdo e de semântica. O tratamento estatístico e a análise dos dados quantitativos foram feitos no software Microsoft Excel TM 2013, tabulados e processados em fórmulas específicas desenvolvida pelo Instituto DataVox – Pesquisas de Opinião Pública e Estatísticas Ltda. Os resultados apontaram uma redução de 56% na participação discente nas aulas de Matemática, 15 professores responderam que os alunos apresentaram conduta pouco participativa nas aulas remotas e como maiores dificuldades que levaram a isso, problemas de ordem socioeconômicas, como por exemplo, a ausência de equipamento adequado e de conexão à internet por parte dos discentes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. André Gerstberger.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleAs dificuldades no ensino de matemática durante o período da pandemiapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Agra FerreiraPDF - Bruno Agra Ferreira436.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito460.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.