Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26675
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Vitória Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T16:27:18Z | - |
dc.date.available | 2022-05-03T16:27:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26675 | - |
dc.description | SANTOS, Vitória Silva. Uma análise das potencialidades do jogo "Eu Sou a Função" para o ensino de funções quadrática. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao estudarem Funções Quadráticas, algo muito comum é os alunos conseguirem compreender mais a teoria, mas terem dificuldade de fazer a leitura do gráfico. Perdendo, assim, informações importantes que facilitariam a compreensão do conteúdo. Diante disso, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as potencialidades pedagógicas do jogo “Eu Sou a Função" para o ensino de Funções Quadráticas. Tal jogo consiste em uma adaptação para o virtual do jogo “Enigma de Funções” (Cadernos do Mathema - 1º a 3º ano), utilizando as plataformas online Wordwall e Padlet. Assim, a presente pesquisa foi desenvolvida na modalidade de pesquisa qualitativa de análise de um material. Inicialmente, buscamos, por meio de uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais e das Diretrizes Curriculares de Matemática, refletir sobre o ensino de Funções Quadráticas. Em seguida, refletimos sobre a importância dos jogos para o ensino de Matemática e a importância de se ter um bom planejamento ao utilizá-los, tendo em vista as vantagens e desvantagens, citadas por Grando (2004). Por fim, defende-se que o jogo “Eu Sou a Função” pode trazer muitos benefícios para o ensino de Funções Quadráticas, pois é uma proposta diferenciada, que foge da forma tradicional que o conteúdo é abordado, criando um ambiente leve, o que favorece a compreensão do conteúdo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. André Gerstberger | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Jogos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Funções quadráticas | pt_BR |
dc.title | Uma análise das potencialidades do jogo "Eu Sou a Função" para o ensino de funções quadráticas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Vitória Silva Santos | PDF - Vitória Silva Santos | 2.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 267.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.