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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26676
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Veríssimo, Iris Cristina Guabiraba | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-03T17:00:49Z | - |
dc.date.available | 2022-05-03T17:00:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26676 | - |
dc.description | VERÍSSIMO, I. C. G. O conceito de leitura na proposta curricular do estado da Paraíba: análise das orientações para o Ensino Fundamental II. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa trata da perspectiva da competência leitora trazida na Proposta Curricular do Estado da Paraíba (PCEPB), direcionada ao Ensino fundamental II, e tem como objetivo geral analisar a concepção teórica de leitura que fundamenta o documento. Como objetivos específicos, buscamos identificar os conceitos que fundamentam o eixo de leitura na proposta curricular do Estado da Paraíba e analisar os objetivos referentes ao ensino desta competência a serem desenvolvidos nos alunos do ensino fundamental de acordo com a proposta curricular. Deste modo, para fundamentar a pesquisa utilizamos os conceitos teóricos de Leffa (1996) que trata desta competência leitora de uma maneira geral, Menegassi e Fuza (2010) que conceituam a leitura nos documentos oficiais e Coracini (2005) que aborda as concepções de leitura, entre outros autores que tratam sobre o tema. A pesquisa é de natureza qualitativa e caracteriza-se como documental, haja vista que analisa documentos escritos. Para alcançar os objetivos, realizamos a análise do documento, voltando a nossa atenção para o conceito de leitura e para a proposta de ensino da mesma, sobretudo os objetivos traçados, direcionados aos alunos do ensino fundamental II. Diante da análise, percebemos que a perspectiva de leitura adotada no documento é a perspectiva interacionista. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Drª. Noelma Cristina Ferreira dos Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Concepção de leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.title | O conceito de leitura na proposta curricular do estado da Paraíba: análise das orientações para o Ensino Fundamental II | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
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