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dc.contributor.authorSouza, Sislene Pereira de-
dc.date.accessioned2013-12-06T13:41:40Z-
dc.date.available2013-12-06T13:41:40Z-
dc.date.issued2013-12-06-
dc.identifier.otherCDD 361.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2667-
dc.descriptionSOUZA, S. P. de. Estágio e supervisão no processo de formação profissional do Assistente Social: revisitando concepções, avanços e atuais desafios. 2012. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo resulta de uma revisão bibliográfica acerca das perspectivas teóricometodológicas que perpassaram/perpassam o estágio supervisionado na formação profissional dos(as) assistentes sociais brasileiros(as) desde a gênese da profissão até a atualidade. Para responder aos questionamentos formulados: fundamentos, papel e função pedagógica do estágio em Serviço Social, buscamos levantar a produção teórica que trata desta temática nesta área, através de estudos contidos em livros, artigos, periódicos etc. , que por sinal é ainda muito escassa no Brasil. As contribuições teóricas de vários pesquisadores foram fundamentais, dentre os quais, destacamos: Buriola (2003); Lewgoy (2009); Oliveira (2010). Mediante as reflexões feitas, os resultados apontam que foram duas as principais tendências teórico-metodológicas do estágio na profissão de Serviço Social no Brasil: perspectiva tecnicista (da gênese à intenção de ruptura) e perspectiva crítica (anos de 1980 à atualidade). Pode se afirmar também que as Diretrizes Curriculares de 1996, a Política Nacional de Estágio da ABEPSS/2008 e a Resolução 533 do CFESS de 2008 representam instrumentos normativos que são avanços no contexto atual, os quais potencializam as estratégias de enfrentamento dos desafios postos à operacionalização do estágio supervisionado em Serviço Social na perspectiva do projeto ético-político profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francisca Rodrigues Mascenapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleEstágio e supervisão no processo de formação profissional do Assistente Social: revisitando concepções, avanços e atuais desafiospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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