Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2668
Título: A compreensão dos idosos do grupo ”Alegria de viver” , do Centro de Referência de Assistência Social de Lagoa Seca/PB, sobre os direitos garantidos do estatuto do idoso
Autor(es): Cordeiro, Elizabeth de Melo
Palavras-chave: Idosos
Direitos
Estatuto do idoso
CRAS I
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O aumento da população idosa no Brasil é um fato que vem se evidenciando nas últimas décadas, diante disso foi necessária maiores atenções do Estado e da sociedade para com esse segmento, garantido a eles respeito e condições dignas de vida, foi com esse intuito que o Estatuto do Idoso foi criado. Mas para assegurar o seu cumprimento e a garantia de uma velhice plena, os direitos estabelecidos em lei necessitam do conhecimento dos próprios idosos. Com base nesse contexto, a pesquisa objetivou analisar a compreensão dos idosos do grupo “Alegria de Viver”, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Lagoa Seca/PB, sobre os direitos garantidos no Estatuto do Idoso, objetivando de maneira específica conhecer o perfil sócio-econômico dos idosos que frequentam o grupo, identificar o nível de conhecimento que eles possuem sobre o Estatuto e analisar se o CRAS, por meio do grupo “Alegria de Viver”, possibilita um maior entendimento dos direitos inscritos no Estatuto aos idosos. O estudo foi realizado com todo o grupo, que no momento contava com nove integrantes, foram aplicados formulários a esses idosos e depois os dados coletados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Foi possível constatar que boa parte do grupo conhece o Estatuto e está ciente dos direitos que lhes são assegurados, mas ainda é necessário que o tema seja tratado para que o seu conteúdo possa ser realmente de domínio de todos, pois os idosos consideram o CRAS um instrumento de grande importância no esclarecimento e na efetivação dos direitos que possuem.
Descrição: CORDEIRO, E. de M. A compreensão dos idosos do grupo ”Alegria de viver” , do Centro de Referência de Assistência Social de Lagoa Seca/PB, sobre os direitos garantidos do estatuto do idoso. 2012. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2668
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizabeth de Melo Cordeiro.pdfElizabeth de Melo Cordeiro714.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.