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dc.contributor.authorAmorim, Victor Guimarães de Sousa-
dc.date.accessioned2022-05-05T00:54:18Z-
dc.date.available2022-05-05T00:54:18Z-
dc.date.issued2022-03-18-
dc.identifier.otherCDD 158.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26680-
dc.descriptionAMORIM, Victor Guimarães de Sousa. Síndrome de Burnout: Estresse ocupacional e esgotamento entre docentes e discentes do curso de Odontologia UEPB/Campus VIII. 2022. 25. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2022pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Avaliar a prevalência e fatores associados à Síndrome de Burnout de alto grau nos docentes e estudantes de Odontologia de uma universidade pública brasileira. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal com 202 participantes (179 estudantes e 23 docentes), os quais responderam ao Maslach Burnout Inventory - Human Services Survey (MBI-HSS) que apresenta 22 questões padronizadas divididas em três domínios: ‘exaustão emocional’, ‘despersonalização’ e ‘reduzida realização pessoal’. A pontuação de “Exaustão emocional” varia de 0 a 54 e quando acima de 27, indica alto grau de esgotamento. A pontuação de “despersonalização” varia de 0 a 30 e quando acima de 10 indica alto grau de Burnout. A “realização profissional” apresenta pontuação variando de 0 a 48, sendo a mesma inversamente associada à Burnout, de forma que uma pontuação menor ou igual a 33 indica um alto grau da Síndrome. Para análise estatística, foi utilizado o software SPSS 17.0, com nível de significância de 5%. As variáveis não apresentaram distribuição normal (Teste de Shapiro-Wilk, p<0,05). Os testes de Mann-Whitney, Qui-quadrado de Pearson, Exato de Fisher e a Regressão Logística foram utilizados para análise dos dados do estudo. Resultados: Para os estudantes, altos graus da Síndrome de Burnout foram observados em 51,1% na dimensão “reduzida realização profissional”, em 48%, na “exaustão emocional” e em 17,9% na “despersonalização”. Para os docentes, os percentuais de alto grau da Síndrome foram de 34,8% em “reduzida realização profissional”, 17,4% em “exaustão emocional” e apenas 4,3% na “despersonalização”. Ser estudante (OR= 3,54; IC 95% = 1,13-11,07) e do sexo feminino (OR= 2,09; IC 95% = 1,12-3,90) foram relacionados a maiores chances de desenvolver da Síndrome de Burnout de alto grau na dimensão “Exaustão emocional”. Conclusão: A prevalência da Síndrome de Burnout de alto grau é elevada nas dimensões “exaustão emocional” e “reduzida realização profissional”, sendo o sexo feminino e o fato de ser estudante fatores de risco para essa síndrome na Odontologia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Dmitry José de Santana Sarmentopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEsgotamento profissionalpt_BR
dc.subjectEstresse ocupacionalpt_BR
dc.subjectEstresse Psicológicopt_BR
dc.titleSíndrome de Burnout: Estresse ocupacional e esgotamento entre docentes e discentes do curso de Odontologia UEPB/Campus VIIIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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