Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/267
Título: Nivel de atividade física e qualidade de vida de idosos
Autor(es): Nascimento, Sheila Raquel Ricarte do
Palavras-chave: Atividade física
Idoso
Qualidade de vida
Data do documento: 24-Set-2012
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar o nível de atividade física e a qualidade de vida de idosos praticantes de um programa de atividade física e não praticantes. Participaram do estudo idosos acima de 60 anos de idade, sendo 16 idosos considerados ativos fisicamente a pelo menos quatro meses, participantes de um programa de atividade física generalizada da UEPB (grupo 1) e 10 idosos inativos fisicamente a pelo menos dois meses, cadastradas na UBSF da Estação Velha, Campina Grande - PB(grupo 2). Para mensurar o nível de atividade física foi utilizado o Questionário Baecke Modificado para Idosos e para avaliar o nível de qualidade de vida foi utilizado o questionário WHOQOL-Bref desenvolvido pela OMS. Quanto ao nível de atividade física, os resultados apontam que houve semelhança nos domínios de atividades diárias e lazer em ambos os grupos, já no domínio esporte o grupo de idosos ativos apresentou melhores escores que os idosos inativos. Na avaliação da qualidade de vida, apenas no domínio psicológico houve semelhança entre os grupos, nos demais domínios o grupo de idosos ativos apresentou melhores resultados quando comparados com os idosos que não realizavam atividade física sistematizada. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que idosos que participam do programa de atividade física, apresentam melhores níveis de atividade física como já era esperado e, também, apresentaram um melhor nível de qualidade de vida, quando comparados a idosos que não praticam atividade física, reafirmando mais uma vez a importância de se realizar atividades físicas orientadas.
Descrição: NASCIMENTO, S. R. R. do. Nível de atividade física e qualidade de vida de idosos 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/267
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sheila Raquel Ricarte do Nascimento.pdfSheila Raquel Ricarte do Nascimento502.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.