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Título: O protagonismo das produções em realidade virtual no contexto da pandemia da Covid-19
Autor(es): Costa, Ana Inês de Almeida
Palavras-chave: Realidade virtual
Jornalismo imersivo
Pandemia Covid-19
Data do documento: 4-Out-2021
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O artigo propõe uma análise de narrativas não ficcionais em Realidade Virtual que abordam como temática: o lockdown e a pandemia da Covid-19. Foram escolhidas duas produções, uma da Agência Casa Mais, intitulada de “Covid-19 na cidade de São Paulo” e a segunda do National Geographic: “Lockdown Around The World”. Por meio de pesquisa teórica e empírica verificou-se que as produções reforçam como a Realidade Virtual (VR) abre novas possibilidades para o jornalismo de fazer alertas para situações tão inusitadas como uma pandemia. A estratégia metodológica utilizada envolveu a observação das narrativas e a revisão da literatura de conceitos centrais como Jornalismo Imersivo e Realidade Virtual. Os resultados da pesquisa indicam que essa tecnologia tem um importante significado no contexto da pandemia, oferecendo experiências com graus de imersão, possibilitando ao jornalismo informar e alertar a partir da sensação de co-presença, os danos causados na sociedade pelo Coronavírus.
Descrição: COSTA, A. I. de A. O protagonismo das produções em realidade virtual no contexto da pandemia da Covid-19. 2021. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo), Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26708
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