Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2671
Título: Discutindo a atenção à saúde dos(as) adolescentes na contemporaneidade
Autor(es): Oliveira, Dayane Alves de
Palavras-chave: Promoção da saúde
Saúde do adolescente
Estratégia saúde da família
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: O Trabalho de Conclusão de curso aqui em foco analisa as condições de saúde dos(as) adolescentes.Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico de caráter descritivo, onde para a abordagem da temática buscou-se referências teóricas capazes de fundamentar a discussão acerca do assunto. Para tanto, realizamos uma retrospectiva histórica da política de saúde brasileira da sua gênese à contemporaneidade, também utilizamos como referência o Estatuto da Criança e do Adolescente, as Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção e Recuperação da Saúde. Ressalta-se que enfatizamos, ainda, o papel da Estratégia Saúde da Família (ESF), no tocante a promoção, prevenção e recuperação da saúde dos (as) adolescentes, levando em consideração o conceito ampliado de saúde, como estado de bem-estar biopsicossocial. Os resultados demonstram que a legislação específica relacionada aos adolescentes mostra-se incipiente, frente às demandas da atualidade, assim sendo, o SUS atua de maneira desarticulada e mesmo a ESF que objetiva contemplar o todo familiar, abre uma lacuna quando se trata em saúde dos (as) adolescentes.
Descrição: OLIVEIRA, D. A. de. Discutindo a atenção à saúde dos(as) adolescentes na contemporaneidade. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2671
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayane Alves de Oliveira.pdfDayane Alves de Oliveira842.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.