Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2674
Título: O auxílio da contabilidade na formalização da mão-de-obra: um estudo empírico nas indústrias de confecções de Santa Cruz do Capibaribe – PE
Autor(es): Silva, Julia Renata da
Palavras-chave: Contabilidade
Formalização da mão-de-obra
Pequenas empresas
Data do documento: 6-Dez-2013
Resumo: Este trabalho investigou através de uma pesquisa de campo como tem sido o papel da Contabilidade em relação à formalização da mão-de-obra nas indústrias de confecções de Santa Cruz do Capibaribe-PE. Seu conteúdo apresentou conceitos de Contabilidade ligados à questão gerencial e administrativa, já que a pesquisa foi voltada para empresários de micro e pequenas empresas onde se observou a relação existente entre este tipo de empresa com a Contabilidade. Foi relatada a economia desta cidade de Pernambuco que se destaca por confeccionar e comercializar confecções, sendo estas as atividades principais do município. O foco deste trabalho foi analisar a situação da mão-de-obra em suas indústrias, ou seja, se o quadro de pessoal está sendo formalizado ou não. A informalidade é um aspecto negativo para a vida dos cidadãos, já que impacta em diversos problemas sociais e um deles é a carência da Previdência Social, que sofre com a falta de mais contribuintes. O trabalho finalizou com os resultados da pesquisa onde foi observado que a Ciência Contábil tem dado sua parcela de contribuição para a sociedade através de informações trabalhistas, de seus relatórios e acompanhamento do desenvolvimento das empresas.
Descrição: SILVA, J. R. da. O auxílio da contabilidade na formalização da mão-de-obra: um estudo empírico nas indústrias de confecções de Santa Cruz do Capibaribe – PE. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2674
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Julia Renata da Silva.pdfJulia Renata da Silva584.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.